REVISTA COCAR
A REVISTA COCAR é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro. A Revista Cocar foi criada em 2007, de forma impressa e a partir de 2013 On line. A sua periodicidade até 2018 foi semestral. A partir de 2019 a publicação passou a ser quadrienal, para atender a demanda de artigos submetidos à Revista. E em 2020 tornou-se fluxo contínuo. Cocar significa coroa, ornato que rodeia a cabeça, feito de diferentes matérias-primas, cores e formas. Usado pelos índios como enfeite, para identificação das etnias, entre outros significados. No sentido metafórico, podemos compreender o adereço como pensamento, cognição. Para nominar a revista, entendemos o vocábulo como representação de identidades, ordenação, beleza, ou seja, saberes que estão na escola ou fora dela.
10.31792 | 1981-9269 | e- 2237-0315 | A2
Edição Atual
n. 24 (2024): Revista Cocar. Edição Especial
Sobre a Revista Cocar
Apresentação
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Apresentação Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala Presentación Dossier: Homenaje a Enrique Dussel: su legado para la educación en Abya Yala
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Eixo 1: Expressões da Filosofia da Libertação
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La Hermenéutica Analógica como pensamiento poscolonial y del sur A Hermenêutica Analógica como pensamento pós-colonial e do sul
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Enrique Dussel: um pensador da Utopia Enrique Dussel: un pensador de la Utopía
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Descolonização filosófica a partir de Enrique Dussel Descolonización filosófica desde Enrique Dussel
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Eixo 2: Contribuições Epistemológicas a partir da Filosofia da Libertação
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Transmodernidade e outras epistemes Transmodernidad y epistemes otras
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As contribuições de Enrique Dussel para a pesquisa educacional Enrique Dussel contributions to educational research
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Eixo 3: Educação como práxis da Libertação
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Educação, Surdez e o Mito da Modernidade Educación, Sordera y el Mito de la Modernidad
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Por uma pedagogia decolonial Surda: o sinalizar do outro nos preceitos de Enrique Dussel For a decolonial Deaf pedagogy: the signaling of the other in the precepts of Enrique Dussel
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Ética da Libertação e Ética do Currículo Liberation Ethics and Curriculum Ethics
Visualizações do artigo: 26 pdf downloads: 63 -
Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista Descolonizando el Currículum: reflexiones a partir del aporte de Enrique Dussel para la construcción de un currículum antiracista
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A colonialidade em movimento: uma reflexão sobre o fechamento de escolas do campo no município de Cristinápolis – Sergipe, Brasil Colonialidad en movimiento: una reflexión sobre el cierre de escuelas rurales en el municipio de Cristinápolis – Sergipe, Brasil
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