Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense

Intersectionalities in special education and field education in a riverside school from the State of Amapá

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial;, Educação do Campo;, Educação Ribeirinha.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o processo de ensino dos estudantes da Educação Especial que frequentam uma escola ribeirinha. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, utilizando-se da entrevista intensiva, observação participante e análise documental. O estudo contou com seis participantes: um professor da Educação Especial, quatro professores de classe comum e um coordenador pedagógico, pertencentes a uma escola ribeirinha de uma cidade do estado do Amapá.  Por meio dos resultados identificou-se a falta de recursos materiais, de adaptações nos livros didáticos, de capacitação aos professores de sala de aula comum e de parcerias com famílias e escola.  Porém, mesmo com as barreiras enfrentadas, os participantes apontaram que gostavam de atuar na ilha e reconheciam a diversidade presente na escola.

Palavras-chave: Educação Especial; Educação do Campo; Educação Ribeirinha.

 

Abstract

 This article aims to analyze the teaching process of students of Special Education who attend a riverside school. This is an ethnographic case study, using intensive interviews, participant observation and documentary analysis.  Six participants participated in the study: A Special Education teacher, four common class teachers, and a pedagogical coordinator, belonging to a riverside school in a city in the state of Amapá. The results identified the lack of material resources, adaptations in textbooks, training for common classroom teachers and partnerships with families and the school.  However, even with the barriers faced, the participants pointed out that they liked to work on the island and recognized the diversity present in the school.

Keywords: Special Education; Field Education; Riverside Community Special Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilene Diniz Sacramento Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial- PPGEES pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, professora de educação especial pelo governo do estado do Amapá e professora de educação especial pela prefeitura municipal de Santana-AP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6179-6482.  email: ilene@estudante.ufscar.br.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Docente do Instituto Federal de São Paulo (Sorocaba). Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES), UFSCar.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial- PPGEES pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, Docente do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Sorocaba e Docente colaboradora Programa de Pós Graduação em Educação Especial- PPGEES pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6050-2369.  E-mail: crios@ifsp.edu.br.

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES), UFSCar.

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Pará, Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial- PPGEES pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5101-6067. E-mail: julianedayrle@gmail.com.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BRASIL. IBGE. Cidades e municípios, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/santana/panorama. Acesso em: 22 set. 2023.

BRASIL. INEP (2022). Catálogo de Escolas. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/catalogo-de-escolas. Acesso em: 2o set. 2023.

BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados por estados e municípios. Dados obtidos no site oficial do IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/pesquisa/37/30255?tipo=ranking. Acesso em: 2o de set. 2023.

BRASIL. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica, 2020. Resumo Técnico do Estado do Amapá. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_do_estado_do_amapa_censo_da_educacao_basica_2020.pdf. Acesso em:23 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaodocampo/referencias.pdf. Acesso em: 2o set. 2023.

BRASIL. FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2022. Dispõe sobre matrículas da educação básica consideradas no Fundeb em 2021, portaria interministerial nº 8, de 24 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/consultas. Acesso em: 27 de set. 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Brasília: 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm#art11. Acesso em: 28 de set. 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.656, de 22 de março de 2021. Brasília: 2011. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/385800614/artigo-22-do-decreto-n-10656-de-22-de-marco-de-2021. Acesso em: 2o set. 2023.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil, de 1988. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso: 2o set. 2023.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planossubnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Nº 13.146, DE 6 de Julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.html. Acesso em: 2o set. 2023.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente/ Secretaria especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação. Lei nº8.069/90 – Brasília, 2005.

BRASIL. LEI nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 22 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 2o set. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. 2009. Resolução

CNE/CEB nº 04 de 02 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade Educação Especial. Lex. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. A Nova Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

BRITO, J. F. de L. A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico. 2014. Dissertação. (Mestrado) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/BRITO_Jaqueline-Dissertacao_PEP.pdf. Acesso em: 22 set. 2023.

FERNANDES, A. P. C. S; CAIADO, K. R. M. A escolarização da pessoa com deficiência em comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense. Documentação, Memória e História da Educação no Brasil. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7256. Acesso em: 2o set. 2023

FERREIRA, A. M.. Educação especial e inclusiva no contexto da escola ribeirinha. / Universidade Federal da Grande Dourado, – Dourados, MS, 2021.

http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4628. Acesso em: 2o set. 2023.

FREIRE, P. Educação y cambio Buenos Aires: Editorial Búsqueda, 1976.

GIORGI, A.; SOUSA, D. Método fenomenológico de investigação em Psicologia. Lisboa: Fim de Século, 2010.

GLAT, R., PLETSCH, M. D., E FONTES, R. DE S. Educação inclusiva & Educação Especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. 2007;

NOZU, W.C.S.; KASSAR, M.C.M. Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. Rev. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016193, p. 1-21, 2020 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em:26 set. 2023.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 5a. ed. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, E. G. Colaboração entre ensino regular e especial: o caminho do desenvolvimento pessoal para a inclusão escolar. In: MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão e acessibilidade. Pp.29- 42. Marília: ABPEE, 2006.

MOLINA, M. C. A constitucionalidade e a justiçabilidade do direito à educação dos povos do campo. In: Campo, política pública e educação. Brasília: Nead, 2008. (Coleção Por uma Educação do Campo).

SOUZA S.E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. 2007;11 (Supl.2):110-4. http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/listas/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

Downloads

Publicado

29/11/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 402
  • pdf downloads: 138

Como Citar

DINIZ SACRAMENTO LIMA, I.; VILARONGA, C. A. R.; COSTA, J. D. V. da. Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense: Intersectionalities in special education and field education in a riverside school from the State of Amapá. Revista Cocar, [S. l.], n. 21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7802. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos