Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
Intersectionalities in special education and field education in a riverside school from the State of Amapá
Palavras-chave:
Educação Especial;, Educação do Campo;, Educação Ribeirinha.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral analisar o processo de ensino dos estudantes da Educação Especial que frequentam uma escola ribeirinha. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, utilizando-se da entrevista intensiva, observação participante e análise documental. O estudo contou com seis participantes: um professor da Educação Especial, quatro professores de classe comum e um coordenador pedagógico, pertencentes a uma escola ribeirinha de uma cidade do estado do Amapá. Por meio dos resultados identificou-se a falta de recursos materiais, de adaptações nos livros didáticos, de capacitação aos professores de sala de aula comum e de parcerias com famílias e escola. Porém, mesmo com as barreiras enfrentadas, os participantes apontaram que gostavam de atuar na ilha e reconheciam a diversidade presente na escola.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação do Campo; Educação Ribeirinha.
Abstract
This article aims to analyze the teaching process of students of Special Education who attend a riverside school. This is an ethnographic case study, using intensive interviews, participant observation and documentary analysis. Six participants participated in the study: A Special Education teacher, four common class teachers, and a pedagogical coordinator, belonging to a riverside school in a city in the state of Amapá. The results identified the lack of material resources, adaptations in textbooks, training for common classroom teachers and partnerships with families and the school. However, even with the barriers faced, the participants pointed out that they liked to work on the island and recognized the diversity present in the school.
Keywords: Special Education; Field Education; Riverside Community Special Education.
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