Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes de submeter o artigo à Revista o autor deve ler as normas de submissão e incluir o artigo no template da Revista Cocar
  • Marcar o aceite da declaração de direito autoral
  • Incluir os dados dos autores, incluindo nome, biografia, e-mail e orcid e os dados do artigo: nome e resumo no sistema da Revista Cocar
  • Transferir o artigo identificado e não identificado em Word a ser submetido à Revista
  • Incluir declaração de revisor do texto em lingua portuguesa e estrangeira
  • Finalizar a submissão

Diretrizes para Autores

A Revista Cocar aceita artigos originais e resenhas.

As resenhas devem ter entre 3 e 6 laudas. A digitação e a formatação devem obedecer a mesma orientação dada para os artigos originais.

Os artigos originais devem conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode ser em português, inglês ou espanhol. Devem ter entre 15 e 20 laudas, digitados em papel A4, fonte Candara, no corpo 12, com espacejamento entre linhas 1,5, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2018), incluindo referências (contar com Ferramentas do processador de textos Word for Windows).

O artigo deve ser inédito, conter no máximo três autores - salvo excepcionalidades justificadas - e estar incluído no template da Revista Cocar.

Deverá conter resumo (português e inglês ou espanhol), de 600 até 900 caracteres com espaço, com três palavras-chave e keywords. O título deve conter no máximo até 20 palavras.

As pesquisas que envolvem seres humanos devem apresentar os métodos e informar os cuidados éticos como o uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou aprovação no Comité de Ética.

No início do texto, logo após o título, o autor deve fornecer seu nome, instituição e local de atuação; ao final do texto, indicar nome, biografia, e-mail e Orcid.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no final do texto (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas abaixo do texto).

Os quadros, gráficos, mapas e figuras devem ser apresentados no interior do texto, devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Observar normas da ABNT (NBR 6023/2018). O artigo não deve incluir anexos.

Ao final do texto as referências, devem estar alinhadas no modo justificado e devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 10520:2023).

Textos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final deste texto.

Os autores deverão submeter dois arquivos do artigo: um com identificação da autoria e outro sem identificação da autoria.

No momento da submissão os/as autores/as deverão incluir uma declaração de que o texto teve um revisor de língua portuguesa e outro de língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) informando a qualificação dos revisores: nome completo, formação e e-mail.

As declarações e o arquivo do artigo sem identificação da autoria devem ser enviadas no mesmo momento da submissão, no item outros.

Artigos e resenha deverão ser submetidos exclusivamente on line, diretamente na plataforma da Revista Cocar.

Os artigos que não atenderem as exigências acima descritas serão recusados sem envio para avaliação.

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Regras gerais para citação:

A menção a autores, ao longo do texto devem subordinar-se à forma AUTOR-DATA (NBR 10520:2023).

Ex.: Silva (1989); Silva (1989, p.43); (Silva, 1989); (Silva, 1989, p.43)   

Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

Ex.: (Moreira, 1995a), (Moreira, 1995b) etc.

Para autores com mesmo sobrenome e data de publicação, acrescentar iniciais

Ex 1: (Alves, P., 2015)

Ex 2: (Alves, L., 2012)

 

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas por extenso:
Ex.: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2023); (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2023, p.17).

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas utilizando a sigla:
Ex.: IPEA (2023); (IPEA, 2023, p.17).

Citações com quatro ou mais autores, escolher uma das duas formas para todo o documento (padronizar).

Ex 1: De acordo com Pontes et al. (2013)

Ex 2: De acordo com Pontes, Vieira, Santos e Alves (2015)

Obs: Na lista de referência de obra com até 4 autores, citar os quatro autores.

Citações diretas de até 3 linhas devem estar no parágrafo e entre aspas duplas.

Citações diretas com mais de 3 linhas, devem estar sem aspas, em parágrafo separado com recuo recomendado de 4 cm, fonte 10, espaço simples.

  • Ex: A educação teve muitos percalços nos últimos anos, decorrentes das crises, políticas, econômicas e sanitárias, com a pandemia da covid-19. Esse imenso conjunto de problemas elevou as desigualdades sociais e a dificuldade em obter recursos para lidar com os desafios resultantes desse cenário (IPEA, 2023, p.1).

Obs: O ponto final encerra a frase e não a citação.

Transcrições de falas de informantes devem estar em itálico, espaço simples, fonte 11, recuo de 4 cm.

Citação de citação: Usar apud no texto e na lista de referências indicar somente a fonte consultada.

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Exemplos de Referências:

Livro:
MOREIRA, Maria da Conceição Ruffeil; CONDURÊ, Marise Teles. Produção Científica na Universidade: normas para publicação de trabalhos acadêmicos. 2.ed. Belém: Eduepa, 2006.

Artigo de periódico:
LOUREIRO, Violeta R. Educação e Sociedade na Amazônia em mais de meio século. Revista Cocar. Belém, v.1, n.1, jan-jun, 2007, p.17-58.

Dissertação:
ARAGÃO, Marta Genú Soares. Entre o desejo e o prazer: a criatividade, a aprendizagem. 1998. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 1998.

Site:
MEIO ambiente. Disponível em: <http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2005.

  •  Ao citar artigo/documento de acesso exclusivo em meio eletrônico, indicar o endereço e a data de acesso.

Ex: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4677. Acesso em: 1 ago. 2020.

 

Artigos

A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

Relatos de Pesquisas

A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

Resenhas

A Revista Cocar também aceita para publicação de resenhas, que devem ter entre 3 e 6 laudas. A digitação e a formatação devem obedecer a mesma orientação dada para os artigos originais.

Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala

buscamos com este Dossiê, congregar artigos científicos que apontem contribuições de Enrique Dussel para a realização da transmodernidade, desde diferentes pontos geográficos de nossos territórios, desde a Filosofia da Libertação e em diálogo com outros movimentos praxiológicos como a decolonialidade, e desde outras áreas, como a Educação.

Eis nossa maneira de homenagear em vida um mestre da ética, da política, da estética, da erótica, da pedagógica, que tem contribuído significativamente no engajamento por transformação social desde nossos lugares de enunciação, mas também na formação científica de docentes, pesquisadoras e pesquisadores de diferentes nacionalidades.

Dossiê: Educação Ambiental e Biodiversidade

Este dossiê pretende ser um veículo para discussões com propostas teórico e metodológicas profusas, envoltas com as questões ambientais e pedagógicas que possam contribuir para novas realidades, contextos, pesquisas e utopias possíveis.

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