Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Antes de submeter o artigo à Revista o autor deve ler as normas de submissão e incluir o artigo no template da Revista Cocar
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Artigos
A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.
Relatos de Pesquisas
A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.Resenhas
A Revista Cocar também aceita para publicação de resenhas, que devem ter entre 3 e 6 laudas. A digitação e a formatação devem obedecer a mesma orientação dada para os artigos originais.Dossiê Infâncias e diversidades: Crianças, Culturas, Educação e Políticas Públicas
As reflexões acerca das infâncias, crianças e seu processo de construção social, exige olhares atentos para a caracterização dos diferentes modos de vida, histórias, culturas e políticas públicas, assistência, proteção e educação em contextos escolares e não escolares, considerando, sobretudo, as singularidades e especificidades das vivências nos espaços urbanos, do campo, das águas e das florestas. Esses debates estimularam trabalhos de pesquisas e práticas pedagógicas, que promovem o estudo das infâncias em suas dimensões temporais e espaciais em defesa dos direitos das crianças.
São questões motivadas por debates teóricos e práticos que atravessam as fronteiras disciplinares, considerando os desafios de construir processos sociopolíticos em níveis macro e micro das políticas públicas voltadas para as infâncias. Assim, se algo é importante ressaltar nos estudos das infâncias é sua natureza interdisciplinar e a luta pela garantia dos direitos sociais buscando compreender seus modos de ser e estar em diferentes contextos e espaços geográficos de forma múltipla, heterogênea e diversa. Por fim, esse dossiê considera as crianças como sujeitos autônomos, produtores de culturas e transformadores sociais.
Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala
buscamos com este Dossiê, congregar artigos científicos que apontem contribuições de Enrique Dussel para a realização da transmodernidade, desde diferentes pontos geográficos de nossos territórios, desde a Filosofia da Libertação e em diálogo com outros movimentos praxiológicos como a decolonialidade, e desde outras áreas, como a Educação.
Eis nossa maneira de homenagear em vida um mestre da ética, da política, da estética, da erótica, da pedagógica, que tem contribuído significativamente no engajamento por transformação social desde nossos lugares de enunciação, mas também na formação científica de docentes, pesquisadoras e pesquisadores de diferentes nacionalidades.
Dossiê: Educação Ambiental e Biodiversidade
Este dossiê pretende ser um veículo para discussões com propostas teórico e metodológicas profusas, envoltas com as questões ambientais e pedagógicas que possam contribuir para novas realidades, contextos, pesquisas e utopias possíveis.
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