Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes de submeter o artigo à Revista o autor deve ler as normas de submissão e incluir o artigo no template da Revista Cocar
  • Marcar o aceite da declaração de direito autoral
  • Incluir os dados dos autores, incluindo nome, biografia, e-mail e orcid e os dados do artigo: nome e resumo no sistema da Revista Cocar
  • Transferir o artigo identificado e não identificado em Word a ser submetido à Revista
  • Incluir declaração de revisor do texto em lingua portuguesa e estrangeira
  • Finalizar a submissão

Diretrizes para Autores

A Revista Cocar aceita artigos originais e resenhas.

As resenhas devem ter entre 3 e 6 laudas. A digitação e a formatação devem obedecer a mesma orientação dada para os artigos originais.

Os artigos originais devem conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode ser em português, inglês ou espanhol. Devem ter entre 15 e 20 laudas, digitados em papel A4, fonte Candara, no corpo 12, com espacejamento entre linhas 1,5, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2018), incluindo referências (contar com Ferramentas do processador de textos Word for Windows).

O artigo deve ser inédito, conter no máximo três autores - salvo excepcionalidades justificadas - e estar incluído no template da Revista Cocar.

Deverá conter resumo (português e inglês ou espanhol), de 600 até 900 caracteres com espaço, com três palavras-chave e keywords. O título deve conter no máximo até 20 palavras.

As pesquisas que envolvem seres humanos devem apresentar os métodos e informar os cuidados éticos como o uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou aprovação no Comité de Ética.

No início do texto, logo após o título, o autor deve fornecer seu nome, instituição e local de atuação; ao final do texto, indicar nome, biografia, e-mail e Orcid.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no final do texto (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas abaixo do texto).

Os quadros, gráficos, mapas e figuras devem ser apresentados no interior do texto, devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Observar normas da ABNT (NBR 6023/2018). O artigo não deve incluir anexos.

Ao final do texto as referências, devem estar alinhadas no modo justificado e devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 10520:2023).

Textos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final deste texto.

Os autores deverão submeter dois arquivos do artigo: um com identificação da autoria e outro sem identificação da autoria.

No momento da submissão os/as autores/as deverão incluir uma declaração de que o texto teve um revisor de língua portuguesa e outro de língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) informando a qualificação dos revisores: nome completo, formação e e-mail.

As declarações e o arquivo do artigo sem identificação da autoria devem ser enviadas no mesmo momento da submissão, no item outros.

Artigos e resenha deverão ser submetidos exclusivamente on line, diretamente na plataforma da Revista Cocar.

Os artigos que não atenderem as exigências acima descritas serão recusados sem envio para avaliação.

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Regras gerais para citação:

A menção a autores, ao longo do texto devem subordinar-se à forma AUTOR-DATA (NBR 10520:2023).

Ex.: Silva (1989); Silva (1989, p.43); (Silva, 1989); (Silva, 1989, p.43)   

Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

Ex.: (Moreira, 1995a), (Moreira, 1995b) etc.

Para autores com mesmo sobrenome e data de publicação, acrescentar iniciais

Ex 1: (Alves, P., 2015)

Ex 2: (Alves, L., 2012)

 

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas por extenso:
Ex.: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2023); (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2023, p.17).

Citação no texto com o sistema de chamada para pessoas jurídicas utilizando a sigla:
Ex.: IPEA (2023); (IPEA, 2023, p.17).

Citações com quatro ou mais autores, escolher uma das duas formas para todo o documento (padronizar).

Ex 1: De acordo com Pontes et al. (2013)

Ex 2: De acordo com Pontes, Vieira, Santos e Alves (2015)

Obs: Na lista de referência de obra com até 4 autores, citar os quatro autores.

Citações diretas de até 3 linhas devem estar no parágrafo e entre aspas duplas.

Citações diretas com mais de 3 linhas, devem estar sem aspas, em parágrafo separado com recuo recomendado de 4 cm, fonte 10, espaço simples.

  • Ex: A educação teve muitos percalços nos últimos anos, decorrentes das crises, políticas, econômicas e sanitárias, com a pandemia da covid-19. Esse imenso conjunto de problemas elevou as desigualdades sociais e a dificuldade em obter recursos para lidar com os desafios resultantes desse cenário (IPEA, 2023, p.1).

Obs: O ponto final encerra a frase e não a citação.

Transcrições de falas de informantes devem estar em itálico, espaço simples, fonte 11, recuo de 4 cm.

Citação de citação: Usar apud no texto e na lista de referências indicar somente a fonte consultada.

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Exemplos de Referências:

Livro:
MOREIRA, Maria da Conceição Ruffeil; CONDURÊ, Marise Teles. Produção Científica na Universidade: normas para publicação de trabalhos acadêmicos. 2.ed. Belém: Eduepa, 2006.

Artigo de periódico:
LOUREIRO, Violeta R. Educação e Sociedade na Amazônia em mais de meio século. Revista Cocar. Belém, v.1, n.1, jan-jun, 2007, p.17-58.

Dissertação:
ARAGÃO, Marta Genú Soares. Entre o desejo e o prazer: a criatividade, a aprendizagem. 1998. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 1998.

Site:
MEIO ambiente. Disponível em: <http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2005.

  •  Ao citar artigo/documento de acesso exclusivo em meio eletrônico, indicar o endereço e a data de acesso.

Ex: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4677. Acesso em: 1 ago. 2020.

 

Artigos

A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

Relatos de Pesquisas

A Revista Cocar aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na área de ciências humanas, com ênfase em educação e diversidade cultural, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

Resenhas

A Revista Cocar também aceita para publicação de resenhas, que devem ter entre 3 e 6 laudas. A digitação e a formatação devem obedecer a mesma orientação dada para os artigos originais.

Dossiê: Educação Ambiental e Biodiversidade

Este dossiê pretende ser um veículo para discussões com propostas teórico e metodológicas profusas, envoltas com as questões ambientais e pedagógicas que possam contribuir para novas realidades, contextos, pesquisas e utopias possíveis.

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