Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais

Autores

  • Vera Maria Ferrão Candau vmfc@puc-rio.br

Resumo

Didáctica, interculturalidad y formación docente: desafíos actuales

Resumo

A Didática é um campo de conhecimento fortemente articulado com o da formação docente, assim como com os desafios do cotidiano escolar. Os diferentes contextos educacionais obrigam a uma reconfiguração periódica dos seus enfoques e das questões que privilegia. Hoje a escola é alvo de muitos questionamentos, entre os quais os provocados pela crescente visibilização das diferenças culturais. O presente trabalho visa contribuir para uma reconfiguração da Didática no momento atual, que enfatize as questões relativas às diferenças culturais e, consequentemente, a educação intercultural. Num primeiro momento apresenta diferentes olhares sobre as relações entre diferenças e educação. Segue-se uma discussão sobre o sentido da educação intercultural hoje. Num terceiro momento, apresenta alguns componentes para se reconfigurar a Didática nos processos de formação inicial e continuada de educadores e educadoras, a partir da perspectiva intercultural. O texto assume como tese a afirmação de Emilia Ferreiro (2007) segundo a qual o desafio fundamental da Didática na atualidade é: transformar a diversidade conhecida e reconhecida em uma vantagem pedagógica.

Palavras-chave: Didática; formação inicial e continuada de educadores/as, educação intercultural; diferenças culturais.

 

Resumen

La Didáctica es un campo de conocimiento fuertemente articulado con el de la formación docente y con los desafíos del cotidiano escolar. Los diferentes contextos educativos obligan a una reconfiguración periódica de sus enfoques y de las cuestiones privilegiadas. Actualmente la escuela es albo de muchos cuestionamientos, entre los cuales los que son provocados por la creciente visibilidad de las diferencias culturales. El presente trabajo pretende contribuir para una reconfiguración de la Didáctica en el momento actual, que enfatice las cuestiones relativas a las diferencias culturales y consecuentemente a la educación intercultural. En el primer momento presenta diferentes miradas sobre las relaciones entre diferencias y educación. A la que le sigue una discusión sobre el sentido de la educación intercultural hoy. En un tercer momento presenta algunos componentes para reconfigurar la Didáctica en los procesos de formación inicial y continuada de educadores y educadoras a partir de la perspectiva intercultural. El texto asume como tesis la afirmación de Emilia Ferreiro (2007) según la cual el desafío fundamental de la Didáctica en la actualidad es: Transformar la diversidad conocida y reconocida en una ventaja pedagógica.

Palabras llave: didáctica; formación inicial y continua de educadores/as; educación intercultural; diferencias culturales

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Ferrão Candau

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUCRio. Doutorado e pós-doutorado em educação pela Universidad Complutense de Madrid. É professora emérita do Departamento de Educação da PUC-RIO. Coordena o Grupo de Pesquisa Cotidiano, Educação e Cultura(s) – GECEC. É pesquisadora Senior do CNPq.

E-mail: vmfc@puc-rio.br           ORCID: 0000-0001-6987-6885

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 13826
  • PDF downloads: 10470

Como Citar

CANDAU, V. M. F. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 28–44, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045. Acesso em: 5 out. 2024.