Sobre a Revista

Foco e Escopo
A REVISTA COCAR é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro.
HISTORICO
A Revista Cocar foi criada em 2007, de forma impressa e a partir de 2013 On line. A sua periodicidade até 2018 foi semestral. A partir de 2019 a publicação passou a ser quadrienal, para atender a demanda de artigos submetidos à Revista. E em 2020 tornou-se fluxo contínuo. Cocar significa coroa, ornato que rodeia a cabeça, feito de diferentes matérias-primas, cores e formas. Usado pelos índios como enfeite, para identificação das etnias, entre outros significados. No sentido metafórico, podemos compreender o adereço como pensamento, cognição. Para nominar a revista, entendemos o vocábulo como representação de identidades, ordenação, beleza, ou seja, saberes que estão na escola ou fora dela.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

Em documentos do Microsoft Office Word (.doc ou .docx), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Toda avaliação de artigos submetidos na REVISTA COCAR é realizada por dois revisores (preferência para doutor(a) especialista na área) e em caso de um parecer positivo e um negativo, outro avaliador é acionado. Os pareceres são: Aceito, Aceito com correções ou Rejeitado.
Periodicidade
A REVISTA COCAR teve sua periodicidade até 2018 de maneira semestral. A partir de 2019 a publicação passou a ser quadrienal, para atender a demanda de artigos submetidos à Revista. E em 2020 tornou-se fluxo contínuo.
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A REVISTA COCAR não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos
Política de Acesso Livre
A REVISTA COCAR oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política Livre de Plágio
A REVISTA COCAR passa por softwares pde anti-plágio para a detecção de plágio todos os artigos submetidos antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de direitos autorais
A REVISTA COCAR utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International . Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista REVISTA COCAR passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.
Política de auto-arquivo
A REVISTA COCAR permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
ÉTICA DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA COCAR
É responsabilidade dos/as autores, dos/as avaliadores/as e dos/as editores/as envolvidos/as no processo editorial da Revista Cocar preservar a ética, compreendendo-a como: um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. (CASALI, 2000, p. 07).

Cabe aos autores: apresentar estudos, por meio de artigos, resenhas e relatos de experiências, com afirmações não dotadas de fraude ou de plágio. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original e autoral, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação. Os autores devem informar nos artigos e relatos de experiências os cuidados éticos da pesquisa e se eles foram submetidos a comitês de ética.

Cabe aos Editores: avaliar os artigos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico, bem como tomar medidas necessárias e responsivas no caso de reclamações em relação a um artigo submetido ou publicado.

Cabe aos Pareceristas: tratar cada artigo recebido como documento confidencial, mantendo em sigilo as informações obtidas nos artigos. Avaliar de forma objetiva e as observações e comentários emitidos devem ser feitos com argumentos fundamentados de forma que os autores possam utilizá-las na aprimoração de seus artigos. Em caso do parecerista se sentir desqualificado ou impossibilitado de realizar uma avaliação deve comunicar prontamente ao o editor, bem como se tiver algum conflito de interesse de cunho pessoal ou ideológico não aceitar o artigo para avaliar.

Este código de ética está de acordo com as boas práticas editoriais indicadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) https://publicationethics.org/core-practices.