Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli

Evidence of Content Validity of the SRBCSS-III Academic Subscales: Renzulli Scales

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Resumo

Resumo

O estudo sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na perspectiva da educação inclusiva tem gerado grandes discussões acadêmicas, em especial quanto à necessidade de sinalização desses estudantes e a falta de instrumentos validados para o contexto brasileiro. Assim, o objetivo deste trabalho pautou-se na validação de conteúdo das Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III) – subescalas acadêmicas. Os procedimentos incluíram tradução, síntese, retrotradução, revisão por um comitê de juízes e avaliação semântica. Os resultados apontaram alto grau de concordância dos itens, medido pelo Índice de Validade de Conteúdo (88%), bem como pela Análise Semântica (85%), qualificando-o como instrumento de fácil compreensão ao seu público-alvo –, os professores.

Palavras-chave: altas habilidades/superdotação; sinalização; validade de conteúdo.

 

 

Abstract

The study on High Abilities/Giftedness in the perspective of inclusive education has generated major academic discussions, especially regarding the need for identification of these students and the lack of validated instruments for the Brazilian context. Thus, the purpose of this paper was to validate the contents of the Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students (SRBCSS-III) - academic subscales. Procedures included translation, synthesis, back-translation, review by a committee of judges and semantic evaluation. The results indicated a high degree of agreement of the items measured by the Content Validity Index (88%), as well as by Semantic Analysis (85%), which supports an easy-to-understand instrument for its target audience.

Key words: high abilities/giftedness; signaling; validity of content.

 

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Biografia do Autor

Bianca Callegari

Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ-Jaú). Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialização em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP) e especialização em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ).

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1263-0611
Contato: bianca.callegari@hotmail.com

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-Doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde, pela FAMERP. Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE/UNESP/São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru). CEO da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS) @atendimento.rais

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5244-5402   Contato: carina.rondini@unesp.br

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

CALLEGARI, B.; RONDINI, C. A. Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli: Evidence of Content Validity of the SRBCSS-III Academic Subscales: Renzulli Scales . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4373. Acesso em: 21 dez. 2024.