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  • Dossiê: Educação e práticas comunitárias

    21/11/2022

    A presente chamada espera receber contribuições que dialoguem com o escopo temático Educação e Práticas Comunitárias, considerando o seu amplo leque de possibilidades investigativas, discutidas teórico-metodologicamente por diferentes prismas e perspectivas.

    Entre saberes e experiências advindos das muitas relações existentes entre educação e comunidade, a construção de conhecimento sobre o tema se mostra estreitamente vinculada aos tempos atuais e corrobora a ampliação de discussões sobre políticas, projetos, trajetórias e vivências que, na esteira do contemporâneo caos social e econômico, se torna urgente e necessária.

    Desse modo, serão bem-vindos trabalhos cujo foco recaia sobre o campo da pesquisa em educação e atenda demandas vinculadas aos modos de vida e sobrevivência de culturas, lutas, reivindicações e causas presentes em comunidades que habitam e constituem diferentes territórios.

     

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  • Chamada de Publicações para o Dossiê Temático ABdC 2022: “Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia?”

    25/08/2022

    Com as mudanças provocadas pela Pandemia do Covid-19 na sociedade como um todo, a educação também precisou se reinventar. Passados mais de dois anos desde o seu início, ainda não conseguimos dimensionar os impactos do isolamento social e do ensino emergencial na aprendizagem dos estudantes, no desenvolvimento do currículo e nas práticas dos docentes que precisaram aprender a desenvolver estratégias totalmente diferentes do que estavam acostumados a adotar no processo de ensino.

    Com o retorno às atividades presenciais, é necessário entender, na perspectiva curricular, crítica e emancipatória, quais contribuições e desafios o ensino emergencial remoto e “híbrido”, desenvolvido durante a maior parte do isolamento social, na pandemia do covid-19, deixou para as práticas docentes, pois, ao mesmo tempo que foram enfrentados dificuldades e prejuízos inusitados, também emergiram oportunidades de mudanças educacionais e curriculares.

    Nesse contexto de incertezas e mudanças, este dossiê tem como objetivo dar espaço para reflexões e pesquisas sobre o currículo que hoje temos, e pretendemos ter, a partir de estudos sobre as práticas curriculares vivenciadas nesse período e que influenciarão as concepções e as práticas curriculares daqui por diante.

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