Elaboração e validação de protocolo de avaliação de competências clínicas de residentes do programa multiprofissional de urgência e emergência 26 9
Palavras-chave:
Residência Multiprofissional, Avaliação, Ensino em SaúdeResumo
A Residência Multiprofissional em Saúde visa formar profissionais qualificados para atuar no SUS de forma integrada e diferenciada. A avaliação é parte fundamental do processo formativo, devendo ocorrer de maneira contínua, com diálogo entre educadores e educandos. Este estudo teve como objetivo elaborar e validar um protocolo de avaliação das competências clínicas de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência. A pesquisa envolveu preceptores, residentes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua/PA e especialistas da área. O instrumento foi validado quanto ao conteúdo, alcançando S-CVI global de 0,99. Conclui-se que o protocolo contribui para uma avaliação mais objetiva e transparente, favorecendo o acompanhamento do desempenho dos residentes.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Gabriela Amorim Barreto; GALVÃO, Edna Ferreira Coelho; TAKANASHI, Silvânia Lins Yukiko. Percepção dos residentes do processo avaliativo e seus instrumentos na residência multiprofissional na atenção integral em ortopedia e traumatologia. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 1, p. 455-479, jan./mar. 2019.
CAMPOS, Rosana Onocko; EMERICH, Bruno Ferrari; RICCI, Ellen Cristina. Residência Multiprofissional em Saúde Mental: suporte teórico para o percurso formativo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e170813, fev. 2019.
CUBAS, Marcia Regina et al. Avaliação da Atenção Primária à Saúde: validação de instrumento para análise de desempenho dos serviços. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 113, p. 471-485, abr/jun. 2017.
MELLO, Amanda de Lemos et al. Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sciences, Santo André, v. 44, n. 2, p. 138- 146, maio/ago. 2019.
PONTE NETO, Osmar Arruda da et al. Autoavaliação como estratégia educativa no contexto do programa de residência multiprofissional em saúde da família e saúde mental. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 10, n. 4, p. 247-263, out./dez. 2016.
QUEIROZ, Ingrid Quaresma Diniz de. Comparação entre dois protocolos para diagnóstico de Anquiloglossia em bebês nascidos no Hospital Universitário de Brasília. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Programa de Pós – Graduação em Odontologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SOUSA, Cristina Silva et al. Perfil do ingressante na residência multiprofissional e em área de saúde de um hospital privado brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación e Investigación en Enfermería, Madrid, v. 6, n. 4, p. 26-32, out./dez. 2016.
TOSO, Luiz Carlos; SOUZA, Juliano Mendes de; RIBEIRO, Elaine Rossi. Diferentes pontos de vista na avaliação do médico residente em programas de clínica médica. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 18, n. 1, e45154, jan./mar. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Cocar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Cocar. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.




















