A construção da metáfora e o ato de nomear em Ka’apor

La construcción de la metáfora y el acto de nombrar en Ka’apor

Autores

Resumo

Este estudo trata sobre as construções metafóricas e o ato de nomear na língua Ka’apór. O contexto se deu com as pesquisas de campo de mestrado de Caldas (2001) e Silva (2001) que fizeram estudos sobre a língua Ka’apór no ano 2000. No bojo dos nomes investigados no Ka’apór foi perceptível o conceito das similitudes. Nesse sentido, destacamos que as línguas podem ser consideradas interpretações acerca dos povos e culturas, e como tanto merecem ser vistas como algo modelado, algo construído acerca do mundo do coletivo que a utiliza. Portanto, tudo o que aqui foi “interpretado” do ato de nomear em Ka’apor nada mais é do que a textualização construída em processos dialógico, pois sem os indígenas como nossos interlocutores não haveria sentido em nomear, em ter a existência do mundo indígena.

Palavras-chave: Indígena; Língua Ka’apór; Culturas.

 

Resumen

Este estudio aborda las construcciones metafóricas y el acto de nombrar en la lengua Ka’apór. El contexto se dio con la investigación de campo de maestría de Caldas (2001) y Silva (2001) quienes realizaron estudios sobre la lengua Ka'apór en el año 2000. En el núcleo de los nombres investigados en Ka'apór, el concepto Las similitudes eran notables. En este sentido, destacamos que las lenguas pueden considerarse interpretaciones de pueblos y culturas, y como tales merecen ser vistas como algo modelado, algo construido sobre el mundo del colectivo que las utiliza. Por lo tanto, todo lo que aquí se “interpretó” a partir del acto de nombrar en Ka’apor no es más que la textualización construida en procesos dialógicos, porque sin los indígenas como nuestros interlocutores no tendría sentido el nombrar, la existencia de el mundo indígena.

Palabras clave: Indígena; Lengua Ka'apór; Culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Benedita Cristina Caldas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília pela Universidade de Brasília. Foi professora Adjunta IV do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará.

José Guilherme dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), no Campus Universitário de Castanhal, sendo atual coordenador deste Programa. Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Rayane Tamborini Martins, Universidade Federal do Pará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Referências

CALDAS, Raimunda Benedita Cristina. Aspecto, Modo de Ação e Modalidade na

Língua Ka'apór. 2001. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-

Graduação em Letras, Universidade Federal do Pará –, Belém, PA, 2001.

CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: EIKHENBAUM et al. Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Ed. Globo, 1978.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1991.

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HOIJER, Harry. A origem da linguagem. In: HILL, Archibald A. (org.). Aspectos da linguística moderna. São Paulo: Cultrix, 1974.

LÓTMAN, Iúri; USPENSKII, Bóris. Mito, nome, cultura. In: LÒTMAN, Iuri et al. Ensaios de semiótica soviética. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.

MANDELLI, Mariana Carolina; SOARES, Michel de Paula; FAVERO, Raphael Piva Favalli. O método genealógico na pesquisa antropológica. Enciclopédia de Antropologia, São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2017. Disponível em: https://ea.fflch.usp.br/obra/o-metodo-genealogico-na-pesquisa-antropologica. Acesso em: 15 dez. 2024.

SILVA, Tabita Fernandes da. Título: Classes verbais e algumas questões pragmáticas em Ka'apór. 2001. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Pará –, Belém, PA, 2001.

TODOROV, Tzvetan. Teorias do símbolo. Campinas: Papirus, 1996.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

28/02/2026

Métricas


Visualizações do artigo: 0     PDF downloads: 0

Como Citar

CALDAS, R. B. C.; FERNANDES, J. G. dos S.; MARTINS, R. T. A construção da metáfora e o ato de nomear em Ka’apor: La construcción de la metáfora y el acto de nombrar en Ka’apor. Revista Cocar, [S. l.], v. 24, n. 42, 2026. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9930. Acesso em: 3 mar. 2026.

Edição

Seção

Artigos