A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação

Overexcitability and education in high abilities or giftedness

Autores

  • Patricia Neumann souhumanista@gmail.com
    Universidade Estadual do Centro Oeste

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a educação da pessoa superdotada a partir da sobre-excitabilidade (SE) como componente da neurodivergência. O método foi um estudo quanti-qualitativo, descritivo, exploratório e de campo com 25 famílias e 10 profissionais da educação que responderam um questionário descritivo e interpretativo para indicadores de SE em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. A análise dos dados foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que 97% da amostra apresentou SE intelectual, 83% sensorial, 77% imaginativa, 69% emocional e 54% psicomotora. Discute-se a compreensão do desenvolvimento neurodivergente na educação e as necessidades que decorrem desta condição. Considera-se que existe uma expressiva presença de SE em pessoas superdotadas e que o desenvolvimento neurodivergente coloca desafios à educação, sendo uma delas a mudança.

Palavras-chave: Altas habilidades ou Superdotação; Sobre-excitabilidade; Educação.

 

 

Abstract

The objective of this paper is to discuss the education of the gifted person from the point of view of overexcitability (OE) as a component of neurodivergence. The method was quantitative and qualitative, descriptive, exploratory and a field study with 25 families and 10 educational professionals who answered a descriptive and interpretive questionnaire for indicators of OE in children and adolescents between 3 and 17 years old. Data analysis was quantitative and qualitative. The results were 97% of the sample presented intellectual OE, 83% sensory, 77% imaginative, 69% emotional and 54% psychomotor. Understanding of neurodivergent development in education and the needs that arise from this condition are discussed. It is considered that there is a significant presence of OE in gifted people and neurodivergent development poses challenges to education, one of them being change.

Key-words: High Abilities or Giftedness; Overexcitability; Education.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste

Superdotada em ciências e liderança. Bacharel em Psicologia, Licenciada em Filosofia, Psicanalista e mestra em Educação. Atua na avaliação psicoeducacional de altas habilidades ou superdotação, no atendimento psicoterapêutico de pessoas superdotadas e em formação de profissionais da saúde e da educação. Pesquisadora em superdotação, com especificidade em vida adulta, desenvolvimento socioemocional, educação, sobre-excitabilidade, interseccionalidade entre neurodiversidade, gênero, raça e classe social e Teoria da Desintegração Positiva. E-mail: souhumanista@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2017-9357

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 5971
  • pdf downloads: 2962

Como Citar

NEUMANN, P. A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação: Overexcitability and education in high abilities or giftedness . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5326. Acesso em: 5 out. 2024.