Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 28 (2020): Jan./Abr. 2020
v. 14 n. 28 (2020): Jan./Abr. 2020
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.v14i28
Publicado:
31/03/2020
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
01-02
PDF
Resenhas
Carvalho, E.J.G; Faustino, R.C. (Org.). Educação e diversidade cultural. 2. Ed. Maringá: EdUEM, 2012
Felipe Vieira Paulino, João Henrique da Silva
03-09
PDF
A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
10-16
PDF
Artigos
Educação do campo: estudo sobre a base nacional comum curricular a partir de percepções de professores/as da área de ciências humanas
Emerson Augusto de Medeiros, Maria Alcinete Gomes de Menezes
17-32
PDF
Concepção de indivíduo, formação e educação sob a égide da sociedade administrada: a perspectiva da Teoria Crítica
Valdelúcia Alves da Costa
33-48
PDF
Relatos de participação no bullying: tipos e consequências
Marian Ávila de Lima e Dias, Luciana Dadico, Ricardo Casco
49-69
PDF
Fatores que podem influenciar no adoecimento físico e psíquico do estudante universitário: uma análise da produção científica brasileira
Aline dos Santos Lambert, Regina Celi Alvarenga de Moura e Castro
70-89
PDF
O acesso à educação infantil do campo em Mutuípe - BA: direitos, conquistas e desafios
Karina de Oliveira Santos Cordeiro, Denise Santos de Jesus
90-108
PDF
Métodos ativos de aprendizagem: uma proposta de classificação e categorização
Fernanda Gabriela Bitencourt Wommer, Rômulo Hohemberger, Laidines Seibel Fagundes, Elgion Lúcio da Silva Loreto
109-131
PDF
Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo na microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins
Yonara Laize Rocha Cruz, Cícero da Silva
132-153
PDF
Atuação docente na sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Macapá/AP
Helen Cristiane Viana Alves, Juliane A. de Paula Perez Campos
154-171
PDF
Exame nacional do ensino médio: o que dizem os professores de educação física?
Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi, Regina Simões
172-191
PDF
O papel do coordenador pedagógico na prática escolar: formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos no Estado do Maranhão
Diego Rodrigo Pereira, Francisca das Chagas Silva Lima
192-206
PDF
Mapeando discussões de gênero e sexualidade no ENPEC e na ANPED Sul
Aline Teresinha Walczak, Eliane Gonçalves dos Santos
207-225
PDF
Educação como medida de ressocialização ao privado de liberdade da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO)
Ivanete Aparecida da Silva Santos, Adrian Alvarez Estrada
226-242
PDF
A constituição da libras em Campina Grande-PB: uma história que emerge das narrativas de surdos (1970 – 1996)
Sérgio Marinho da Silva, Shirley Barbosa das Neves Porto, Niédja Maria Ferreira de Lima
243-262
PDF
Modos de controle do cotidiano: a assombração e o tempo
Mitsi Pinheiro de Lacerda
263-284
PDF
Prática pedagógica inclusiva: desafios do processo escolar de estudantes autistas
Jaqueline Lúcio Pimentel, Sirlene Vieira de Souza
285-303
PDF
Anísio Teixeira e o embate com os católicos: o debate educacional (1957-1961)
Crislaine Aparecida Pita, Marco Antônio de Oliveira Gomes
304-321
PDF
Evasão e permanência em cursos superiores de uma Instituição Agrícola – o caso do Campus Alegre do IFES
Oldair Luiz Gonçalves, João Martins Tude, Jair Sampaio Soares Junior
322-340
PDF
O ensino médio integrado à educação profissional, o currículo e a formação de professores: perspectivas
Sara Maria Souza Nogueira, Josimar de Aparecido Vieira
341-358
PDF
Mulheres de baixa renda e alimentos: entre o hábito alimentar e ter para comer
Francieli Aline Conte, Isaura Isabel Conte, Johannes Doll
359-377
PDF
A educação escolar Rikbaktsa
Raimundo Nonato Carlos Arruda, Alceu Zoia, Adriano Eulálio Araújo
378-400
PDF
Formação docente no horizonte da educação para o mercado: alguns elementos para o debate
George Amaral Pereira, José Deribaldo Santos, Maria das Dores Mendes Segundo
401-419
PDF
Histórias de professores na Amazônia: marcas de um contexto na formação do PARFOR
Daniele Dorotéia Lima, Ana Cristina Cristo Vizeu Lima, Elizandra Rego Vasconcelos
420-439
PDF
Concepções de educação em saúde no processo formativo do enfermeiro na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa
Márcia Jaínne Campelo Chaves, Elane da Silva Barbosa, Howard Lopes Ribeiro Junior
440-458
PDF
Identificação e explicação de conceitos da lógica matemática em trechos de textos da literatura: o que os alunos registram?
Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Rodrigo Martins, Mariana Moran
459-484
PDF
Festa da Moça na Aldeia São Pedro: Contribuições para educação intercultural indígena, diálogo e reflexão acerca da diversidade cultural
Fabrício César Costa Rodrigues, Magno Kamiran Oliveira Sousa Tembé
485-505
PDF
“Você é um ótimo profissional, não temos dúvidas, mas para minha escola não dá certo”: o caso dos professores homens no município de Caruaru-PE
Marciano Antonio Silva, Allene Carvalho Lage
506-520
PDF
A influição do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo
Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
521-540
PDF
Educação integral e integrada: a avaliação emancipatória a caminho de uma lógica dialógica
Márden de Pádua Ribeiro, Silene Gelmini Araújo Veloso, Teodoro Adriano Costa Zanardi
541-563
PDF
O caminho entre o ser e o não ser professor: um ensaio sobre a construção das identidades docentes
Paula Regina Corrêa, Roberta Pasqualli
564-579
PDF
De um projeto de estágio curricular supervisionado à co-docência e co-formação no Colégio de Aplicação da UFSC
Jilvania L. S. Bazzo, Lara Duarte Souto-Maior, Alba Regina Battisti de Souza
580-598
PDF
A base de conhecimento para a docência de tutores do método problem-based learning (PBL)
Jefferson da Silva Moreira, David Moisés Barreto dos Santos
599-621
PDF
Gestão escolar feminina na escola pública estadual paulista: a percepção docente
Nonato Assis de Miranda, Rodnei Pereira, Carla Avelina Silva Pereira
622-643
PDF
“Publish or perish”: o produtivismo acadêmico e o adoecimento docente
Raimundo Sérgio de Farias Júnior
644-663
PDF
A literatura afro-brasileira em um Centro de Educação Infantil do município de São Paulo
Marta Regina Paulo da Silva, Cleia Souza Santos
664-680
PDF
Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física
Renan Santos Furtado, Gustavo Henquire Oliveira Costa
681-701
PDF
Olha quem está sinalizando! Aprendizagem de crianças surdas na educação infantil no contexto bilíngue
Francisca Melo Agapito, Josilene Carvalho Aragão Batalha, Ana Claudia de Sousa Alves
702-721
PDF
Contributo ao estudo da formação e intervenção profissional em Educação Física: categorias exploração e formação humana em evidência
Júlio César Apolinário Maia
722-738
PDF
O ensino da categoria geográfica “lugar”
Gelciane da Silva Brandão, José Vicente de Souza Aguiar, José Vicente de Souza Aguiar
739-758
PDF
Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças
Nathalie Alvaide, Adriana Pugliese, Marcia Helena Alvim
759-780
PDF
Saberes tradicionais do cultivo da mandioca (Manihot esculenta) e a produção de farinha: estudo em Beberibe, Ceará
Antônio Roberto Xavier, Liliane Araújo Lima, Francisco Ari de Andrade
781-801
PDF
Compreensões de estudantes e professores do ensino médio sobre saberes escolares: uma análise a partir das relações com o saber
Edson Schroeder, Karline Beber Branco
802-823
PDF
Políticas de avaliação e os organismos internacionais: uma relação necessária?
Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
824-837
PDF
Crianças Amazônidas no Círio de Nazaré: culturas e saberes outros
Patrícia Andréa Godinho Baker, Nazaré Cristina Carvalho
838-855
PDF
Escola Indígena: a normatização da Educação Escolar Indígenas de Santarém à luz da legislação nacional e do estado do Pará
Gilberto Cesar Lopes Rodrigues
856-874
PDF
Normas
Normas para publicação
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
875-877
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Artigos mais lidos
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7380
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5700
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4852
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3512
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2891