Políticas de avaliação e os organismos internacionais: uma relação necessária?
Resumo
Evaluation policies and international organizations: a required relationship?
Resumo
Este artigo de abordagem qualitativa tem como objetivo discutir as relações estabelecidas entre as políticas de avaliação no Brasil e os organismos internacionais, além de traçar apontamentos e possibilidades sobre possíveis razões para as disparidades entre os índices do IDEB nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado e caracteriza-se por ser documental e bibliográfico. Evidencia-se a influência dos organismos internacionais nas políticas de avaliação brasileira. Destaca-se o forte papel da OCDE como organismo transnacional - interferindo nas políticas nacionais - e produtor de uma transformação e uniformização do conceito de qualidade educativa.
Palavras-chaves: Políticas de avaliação. Organismos internacionais. OCDE.
Abstract
This qualitative approach article aims to discuss the relationships established between evaluation policies in Brazil and international organizations, as well as outline notes and possibilities on possible reasons for the disparities between IDEB indices in the early and late years of elementary school. This work is the result of a doctoral research and is characterized by being documentary and bibliographic. The influence of international organizations on Brazilian evaluation policies is evidenced. We highlight the strong role of the OECD as a transnational body - interfering in national policies - and producing a transformation and standardization of the concept of educational quality.
Keywords: Evaluation Policies. International organizations. OECD.
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