A base de conhecimento para a docência de tutores do método problem-based learning (PBL)

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira moreirajefferson92@yahoo.com.br
  • David Moisés Barreto dos Santos davidmbs@gmail.com

Resumo

The basis of knowledge for teachers teaching of the problem-based learning method (PBL)

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou os conhecimentos profissionais que fundamentam a base de conhecimento para o ensino de professores-tutores do curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública do Estado da Bahia. Com efeito, o objetivo geral consiste em analisar a consolidação do conhecimento pedagógico e do conhecimento pedagógico do conteúdo, sistematizados teoricamente por Lee Shulman (2014), que integram a base de conhecimento para o ensino dos participantes como subsídio para atuação docente em sessões tutoriais do método Problem Based Learning (PBL). Os dados foram coletados mediante um caso de ensino e analisados mediante a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicam que o conhecimento pedagógico do conteúdo se consolida na atuação dos tutores por meio de questionamentos e problematizações no processo de mediação didática juntos aos discentes com o intuito de favorecer a apropriação de domínios conceituais relacionados aos conteúdos específicos abordados em sessões tutoriais, além da utilização de materiais e problemas adaptados aos seus níveis cognitivos. No tocante ao conhecimento pedagógico, foi possível constatar fragilidades em domínios teóricos e conceituais sobre tal aspecto.

Palavras-chave: Base de conhecimento para o ensino; Professores-tutores; Problem Based Learning.

 

Abstract

The paper presents research results that investigated the professional knowledge that underlies the knowledge base for the teaching of teacher-tutors of the Computer Engineering course of a public university from the state of Bahia. In fact, the general objective is to analyze the consolidation of pedagogical knowledge and pedagogical knowledge of content, systematized theoretically by Lee Shulman (2014), which integrate the knowledge base for the teaching of participants as a subsidy for teaching in tutorial sessions of the Problem Based Learning (PBL) method. The data were collected through a teaching case and analyzed using the technique of content analysis (BARDIN, 1977). The results indicate that the pedagogical knowledge of the content is consolidated in the role of the tutors by using questioning and problematizations in the didactic mediation process together with the students to favor the appropriation of conceptual domains related to the specific contents addressed in tutorial sessions, besides the use of materials and problems adapted to their cognitive levels. With regard to pedagogical knowledge, it was possible to verify weaknesses in theoretical and conceptual domains on this aspect.      

Keywords: Knowledge base for teaching; Teacher-tutors; Problem Based Learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (FTC). Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática e práxis pedagógica, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Base de Conhecimento para o Ensino, Processos de Raciocínio Pedagógico, Casos de Ensino como instrumentos formativos e investigativos, Pedagogia como Ciência da Educação. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). E-mail: moreirajefferson92@yahoo.com.br

Orcid:   https://orcid.org/0000-0002-5918-7928

David Moisés Barreto dos Santos

Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado em Educação (PPGE). Tem interesse e experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase nestes tópicos: Educação em Computação, Problem-Based Learning, Logoterapia e Análise Existencial aplicada à Educação e Informática na Educação (com destaque para ensino-aprendizagem de programação, desde pré-adolescentes até jovens universitários). E-mail: davidmbs@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7906-2073

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 362
  • PDF downloads: 243

Como Citar

MOREIRA, J. da S.; DOS SANTOS, D. M. B. A base de conhecimento para a docência de tutores do método problem-based learning (PBL). Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 599–621, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3140. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos