Mapeando discussões de gênero e sexualidade no ENPEC e na ANPED Sul

Autores

  • Aline Teresinha Walczak alinewalczak@gmail.com
  • Eliane Gonçalves dos Santos eliane.santos@uffs.edu.br

Resumo

Mapping genre and sexuality debate in the ENPEC and the ANPED South

Resumo

A sociedade é constituída por meio de discursos e práticas estereotipadas e disciplinares em relação as questões de gênero e sexualidade, sendo a escola, uma das instâncias sociais (re) produtora destes. Esta é uma pesquisa documental, qualitativa em Educação, com objetivo de problematizar e investigar as abordagens das questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares, em dois eventos da área da Educação. Da análise, emergiram as categorias: i) Escola como um espaço para as discussões de gênero e ii) Concepções dos professores sobre o trabalho com as questões de gênero e sexualidade. Os resultados sinalizam que a escola apresenta um discurso (re) produtor de práticas sociais que buscam disciplinar, enquadrar, silenciar e diferenciar os corpos, e que há falta de debates e esclarecimentos sobre a temática durante a formação inicial de professores.

Palavras-chave: Gênero e Sexualidade; Formação de professores; Espaços escolares.

 

Abstract

 Society is represented by stereotyped and disciplinary discourse and practices in relation to question of genre and sexuality, being the school, one of the social institution (re) producer of them. This is a documental research, qualitative in Education. The objective is to problematize and investigate the approaches of genre and sexuality issues in school environment in two events from Education area. From the analysis rise the following categories: i) School as a space for genre debate and ii) Conceptions of teachers about the work with genre and sexuality issues. The results show that school present a discourse (re) producer of social practice that seek for discipline, frame, and silence and differentiate the students, what there is a lack of debate and clarification about the theme during teachers’ initial formation.

Key words: Genre and Sexuality; Teachers’ Formation; School Environment

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Teresinha Walczak

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Graduada em Licenciatura em Ciência Biológica pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. E-mail: alinewalczak@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4240-0769

Eliane Gonçalves dos Santos

Doutora em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, e do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS/Cerro Largo-RS

E-mail: eliane.santos@uffs.edu.br  Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-8018-3331

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 305
  • PDF downloads: 271

Como Citar

WALCZAK, A. T.; DOS SANTOS, E. G. Mapeando discussões de gênero e sexualidade no ENPEC e na ANPED Sul. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 207–225, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3117. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos