Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças

Autores

  • Nathalie Alvaide nathaliealvaide@gmail.com
  • Adriana Pugliese adriana.pugliese@gmail.com
  • Marcia Helena Alvim marcia.alvim@ufabc.edu.br

Resumo

Johannes Kepler at Clube da Lua: the history’s discovery of one founders of modern astronomy by children

Resumo

O artigo traz um relato de práticas pedagógicas sobre História da Ciência, no âmbito de uma pesquisa-ação, tendo em foco a figura de Johannes Kepler. As atividades foram desenvolvidas em um clube de astronomia, no âmbito de uma escola pública, com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, uma professora e uma estagiária. Dentre as ações realizadas destacam-se: elaboração de jogos interativos, pesquisas por diferentes meios, uso de mídias digitais e atividade de estudo do meio no Planetário e Cinedome Johannes Kepler na cidade de Santo André. Aponta-se a importância e relevância de trabalhar História da Ciência com crianças e no ambiente escolar. O presente relato de experiência foi planejado no contexto da atividade avaliativa de uma disciplina de curso de pós-graduação.

Palavras-chave: Johannes Kepler. Clube de Ciências. História da Ciência. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização científica.

 

Abstract

The article presents an account of pedagogical practices on the History of Science, emphasizing the figure of Johannes Kepler. The activities were developed in an astronomy club, in the context of a public school, with children of the 3rd year of Elementary School, a teacher and a graduate student. Among the actions taken, the following stand out: elaboration of interactive games, research by different means, use of digital media and environment study activity at the Planetarium and Cinedome Johannes Kepler at Santo André municipality. The importance and relevance of working History of Science with children and in the school environment are pointed out. The present experience report was designed in the context of the evaluative activity of a postgraduate course discipline.

Keywords: Johannes Kepler. Science club. History of science. Elementary School. Scientific literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie Alvaide

Mestranda PPG em Ensino e História das Ciências e da Matemática/UFABC

Professora na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

E-mail: nathaliealvaide@gmail.com; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2234-9978

Adriana Pugliese

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC

E-mail: adriana.pugliese@gmail.com;  Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-4683-5834

 

Marcia Helena Alvim

Doutora em Ensino e Hist. de Ciências da Terra. Professora Associada da Universidade Federal do ABC. E-mail: marcia.alvim@ufabc.edu.br

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-0904-5032

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 493
  • PDF downloads: 293

Como Citar

ALVAIDE, N.; PUGLIESE, A.; ALVIM, M. H. Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 759–780, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos