Identificação e explicação de conceitos da lógica matemática em trechos de textos da literatura: o que os alunos registram?

Autores

  • Érica Gambarotto Jardim Bergamim ericagambarotto@hotmail.com
  • Rodrigo Martins rmartins@uem.br
  • Mariana Moran marianamoranbar@gmail.com

Resumo

Identification and explanation of logic mathematics concepts in text trends of literature: what students register?

Resumo

Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa realizada com 21 alunos matriculados em turmas de primeiro e segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual localizada no norte do Paraná. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo investigar se os participantes identificam os conectivos lógicos e os princípios da lógica em um contexto de trechos extraídos de textos da literatura e se apresentam dificuldades para explicar o significado desses conceitos. O instrumento utilizado para produção dos dados consistiu em 2 tarefas propostas aos estudantes durante um dos encontros do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2019) do subprojeto Matemática. A abordagem metodológica da pesquisa foi de natureza qualitativa, com caráter interpretativo, utilizando como estratégia de investigação dos dados a análise da produção escrita dos discentes, pautada na pesquisa exploratória. As análises das produções escritas dos alunos mostram que eles identificam os conectivos lógicos e os princípios da lógica matemática, porém, manifestam dificuldades no que se refere a explicar seus respectivos  significados no contexto dos textos da literatura.

Palavras-chave: Lógica. Literatura. Conectivos lógicos.

Abstract

In this article, we present the results of a research carried out with 21 students of the first or second year of the degree course in Mathematics of a State University located in the north of Paraná. The aim of the research was to investigate whether the participating students identify the logical connectives and the principles of logic in a context of excerpts extracted from texts of the literature and present difficulties to explain the meaning of these concepts. The instrument used to produce the data consisted of two tasks proposed to the students during one of the meetings of the Initiation to Teaching Program - PIBID (2018-2019) of the Mathematics subproject. The methodological approach of the research was qualitative in nature with an interpretive character, using as analysis strategy the analysis of the students' written production, based on the exploratory research. Analyzes of students' written productions show that they identify logical connectives and the principles of mathematical logic, but they manifest difficulties in explaining meaning in the context of literature texts.

Keywords: Logic. Literature. Logical connectives.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Gambarotto Jardim Bergamim

Mestra em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Educação Básica e professora mediadora do departamento de mediação da pós-graduação à distância da Unicesumar - PR. E-mail: ericagambarotto@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2954-3506

Rodrigo Martins

Doutor pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo – ICMC/USP  e atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: rmartins@uem.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3769-9279

Mariana Moran

Doutora pelo Programa de pós–graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá e Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. E-mail: marianamoranbar@gmail.com

Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-8887-8560

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 278
  • PDF downloads: 240

Como Citar

BERGAMIM, Érica G. J.; MARTINS, R.; MORAN, M. Identificação e explicação de conceitos da lógica matemática em trechos de textos da literatura: o que os alunos registram?. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 459–484, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3133. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos