Métodos ativos de aprendizagem: uma proposta de classificação e categorização

Autores

  • Fernanda Gabriela Bitencourt Wommer fernandawommer@hotmail.com
  • Rômulo Hohemberger romuloiff@gmail.com
  • Laidines Seibel Fagundes laidinesfagundes@gmail.com
  • Elgion Lúcio da Silva Loreto elgionl@gmail.com

Resumo

Active learningmethodologies: a proposal for classificationandcategorization

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem são investigadas há bastante tempo e, nos últimos anos, vêm conquistando cada vez mais simpatizantes entre os docentes que se mostram interessados em inovar e potencializar a educação por meio de métodos diferenciados. Diante da grande oferta de estratégias ativas que podemos encontrar atualmente, apresentamos neste artigo uma proposta de classificação e categorização dos principais métodos ativos, com a finalidade de organizar e orientar as diferentes maneiras que podem ser aplicados. Juntamente com a proposta de organização dos métodos, produzimos um compacto e objetivo resumo sobre os principais métodos ativos de aprendizagem, a fim de encorajar o leitor a utilizá-lo como fonte de pesquisa.

Palavras-chave: Metodologias Ativas de Aprendizagem – Classificação – Categorização.

 

Abstract

The active learning methodologies have been investigated for a long time, and in recente years has beengaining more and more sympathizers among teachers who are interested in innovating and enhancing education through differentiated methods. In view of the wide range of active strategies that wecanfind today, we present in this article a proposal of classification and categorization of the main active methods, with the purpose of organizing and guiding the diferente ways that can be applied. Together with the proposed organization of methods, we produce a compactand objectives ummaryon the main active learning methods in order to encourage there aderto use it as a source ofr esearch.

Keywords: Active Learning Methodologies – Classification – Categorization

 

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriela Bitencourt Wommer

Doutoranda do PPG Educação em Ciências QVS, Universidade Federal de Santa Maria, RS, (51) 981801529. E-mail: fernandawommer@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3211-8666

Rômulo Hohemberger

Doutorando do PPG Educação em Ciências QVS, Universidade Federal de Santa Maria, RS, (55) 999817617. E-mail: romuloiff@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1376-5219

Laidines Seibel Fagundes

Doutoranda do PPG Educação em Ciências QVS, Universidade Federal de Santa Maria, RS, (55) 996698951. E-mail: laidinesfagundes@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4359-8052

Elgion Lúcio da Silva Loreto

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, CCNE, Universidade Federal de Santa Maria, RS, (55) 32208912. E-mail: elgionl@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7586-8168

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1750
  • PDF downloads: 1002

Como Citar

WOMMER, F. G. B.; HOHEMBERGER, R.; FAGUNDES, L. S.; LORETO, E. L. da S. Métodos ativos de aprendizagem: uma proposta de classificação e categorização. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 109–131, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3111. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos