Métodos ativos de aprendizagem: uma proposta de classificação e categorização
Resumo
Active learningmethodologies: a proposal for classificationandcategorization
Resumo
As metodologias ativas de aprendizagem são investigadas há bastante tempo e, nos últimos anos, vêm conquistando cada vez mais simpatizantes entre os docentes que se mostram interessados em inovar e potencializar a educação por meio de métodos diferenciados. Diante da grande oferta de estratégias ativas que podemos encontrar atualmente, apresentamos neste artigo uma proposta de classificação e categorização dos principais métodos ativos, com a finalidade de organizar e orientar as diferentes maneiras que podem ser aplicados. Juntamente com a proposta de organização dos métodos, produzimos um compacto e objetivo resumo sobre os principais métodos ativos de aprendizagem, a fim de encorajar o leitor a utilizá-lo como fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Aprendizagem – Classificação – Categorização.
Abstract
The active learning methodologies have been investigated for a long time, and in recente years has beengaining more and more sympathizers among teachers who are interested in innovating and enhancing education through differentiated methods. In view of the wide range of active strategies that wecanfind today, we present in this article a proposal of classification and categorization of the main active methods, with the purpose of organizing and guiding the diferente ways that can be applied. Together with the proposed organization of methods, we produce a compactand objectives ummaryon the main active learning methods in order to encourage there aderto use it as a source ofr esearch.
Keywords: Active Learning Methodologies – Classification – Categorization
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1998
- PDF downloads: 1205