Evasão e permanência em cursos superiores de uma Instituição Agrícola – o caso do Campus Alegre do IFES

Autores

  • Oldair Luiz Gonçalves oldairluiz@gmail.com
  • João Martins Tude joaomtude@yahoo.com.br
  • Jair Sampaio Soares Junior jairsoaresjr@yahoo.com.br
    Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8927-9364

Resumo

Dropout and permanence in higher courses of an Agricultural Institution - the case of the Campus Alegre of IFES

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação presencial do campus Alegre do IFES, com base em dados fornecidos pela Coordenação de Registro Acadêmico do Instituto. Nos estudos quantitativos realizados, foram obtidas as taxas anuais de ingresso, evasão e formatura do campus. Baseado no “Modelo do Processo de Abandono” de Spady (1970), com a utilização de quatro das seis categorias definidas pelo autor e apresentando um estudo teórico, censitário, através de estudo de caso e de uma abordagem descritiva, buscou-se atingir o objetivo proposto, ou seja, investigar a evasão em um campus agrícola através da análise de quatro variáveis: sexo, idade ao ingressar no curso, renda per capta e cor/raça. Através do resultado obtido foi traçado um perfil do aluno que mais opta por se evadir, por decisão própria ou mesmo por fatores externos à sua vontade, no campus para, de posse destes dados, propor ações de identificação precoce e intervenções na busca da mitigação do fenômeno.

Palavras-chave: Evasão; campus Alegre; Ifes

 

Abstract

This paper presents a study on the dropout rates of in-person undergraduate courses at the Alegre campus of IFES, based on data provided by the Institute's Academic Registry Coordination. In the quantitative studies, the annual rates of admission, dropout and graduation of the individuals were obtained. Based on Spady's (1970) "A Theoretically Based Model of the Undergraduate Dropout Process" using four of the six categories defined by the author and presenting a theoretical, census-based study through a case study and a descriptive approach, we sought to achieve the proposed goal of investigating evasion in an agricultural campus through the analysis of four variables: sex, age at enrollment, income per capta and color/race. The obtained result allowed us to draw a general profile of the student who opted to evade, by his own decision or even by factors external to his will, the campus in order to propose actions of early identification and intervention as a way of mitigating the phenomenon.

Key-words: Dropout; campus Alegre; Ifes

 

 

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Biografia do Autor

Oldair Luiz Gonçalves

Bacharel em Administração (UNICES - 2008); Especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor (UNICES - 2009); Mestre em Economia (UFES - 2011); Doutorando em Administração (UFBA - Turma de 2016);Professor EBTT do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Guarapari E-mail: oldairluiz@gmail.com  

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9779-6126

João Martins Tude

É doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014), com período sanduíche na Michigan State University, mestre em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (2010), mestre em Administração pela UFBA (2007), especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento (2007) e bacharel em Administração também pela UFBA (2005). Atualmente, é professor adjunto e vice-diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). Seus interesses de estudo e pesquisa são voltados para os estudos críticos e epistemológicos da Administração, os quais acabam abrangendo diversas temáticas, como a gestão de processos de desenvolvimento sócio-territorial, a Economia Solidária, as Políticas Públicas, a Administração Política e as Organizações Internacionais e Governança Global. E-mail: joaomtude@yahoo.com.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1104-8312

Jair Sampaio Soares Junior, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Doutor (2010) e Mestre (2004) em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é consultor ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor da Universidade Católica do Salvador e Estatístico da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Estatística e Marketing, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores, sistemas de suporte à decisão, sistemas de informação de marketing, pesquisa de marketing e data mining. E-mail: jairsoaresjr@yahoo.com.br      Orcid:  http://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-8927-9364

     

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Publicado

28/03/2020
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Como Citar

GONÇALVES, O. L.; TUDE, J. M.; SOARES JUNIOR, J. S. Evasão e permanência em cursos superiores de uma Instituição Agrícola – o caso do Campus Alegre do IFES. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 322–340, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3124. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos