A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação
Resumo
The focal group research technique: contributions to education
Resumo
Esta obra traduz as preocupações de análise metodológica da pesquisa em educação, no sentido de contextualizar o legado da técnica investigativa do grupo focal, cujos questionamentos e provocações se desenvolvem na crítica permanente, que se concretiza na práxis de uma educação política. Para além de uma técnica de pesquisa estabelecida como apropriação de conhecimentos formais e técnicos, o grupo focal é pensado em seu devir, como meio de pesquisa que privilegia a rede de entrelaçamentos entre o campo empírico e o teórico nas abordagens qualitativas. O núcleo dessa experiência de grupo focal reside na compreensão do presente como histórico e cultural, no sentido de tornar todos os participantes motivados pela pesquisa enquanto experiência articuladora entre o processo de atuação profissional e o processo de formação cultural.
Palavras-chave - Grupo focal; Pesquisa; Educação.
Abstract
This work reflects the concerns of methodological analysis of research in education, in the sense of contextualizing the legacy of the investigative technique of the focus group, whose questions and provocations are developed in permanent criticism, which is concretized in the practice of political education. In addition to a research technique established as the appropriation of formal and technical knowledge, the focus group is thought of in its becoming, as a means of research that privileges the network of interlaces between the empirical and the theoretical fields in qualitative approaches. The core of this focus group experience lies in the understanding of the present as historical and cultural, in the sense of making all participants motivated by research as an articulating experience between the process of professional performance and the process of cultural formation.
Keywords - Focus group; Search; Education.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 2780
- PDF downloads: 1619