A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação

Autores

  • Adilson Cristiano Habowski adilsonhabowski@hotmail.com
  • Elaine Conte elaine.conte@unilasalle.edu.br

Resumo

The focal group research technique: contributions to education

Resumo

Esta obra traduz as preocupações de análise metodológica da pesquisa em educação, no sentido de contextualizar o legado da técnica investigativa do grupo focal, cujos questionamentos e provocações se desenvolvem na crítica permanente, que se concretiza na práxis de uma educação política. Para além de uma técnica de pesquisa estabelecida como apropriação de conhecimentos formais e técnicos, o grupo focal é pensado em seu devir, como meio de pesquisa que privilegia a rede de entrelaçamentos entre o campo empírico e o teórico nas abordagens qualitativas. O núcleo dessa experiência de grupo focal reside na compreensão do presente como histórico e cultural, no sentido de tornar todos os participantes motivados pela pesquisa enquanto experiência articuladora entre o processo de atuação profissional e o processo de formação cultural.

Palavras-chave - Grupo focal; Pesquisa; Educação.

 

Abstract

This work reflects the concerns of methodological analysis of research in education, in the sense of contextualizing the legacy of the investigative technique of the focus group, whose questions and provocations are developed in permanent criticism, which is concretized in the practice of political education. In addition to a research technique established as the appropriation of formal and technical knowledge, the focus group is thought of in its becoming, as a means of research that privileges the network of interlaces between the empirical and the theoretical fields in qualitative approaches. The core of this focus group experience lies in the understanding of the present as historical and cultural, in the sense of making all participants motivated by research as an articulating experience between the process of professional performance and the process of cultural formation.

Keywords - Focus group; Search; Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski

Mestre e doutorando em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas/RS). Bolsista da CAPES e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq.

E-mail: adilsonhabowski@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5378-7981

Elaine Conte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

E-mail: elaine.conte @unilasalle.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2107
  • PDF downloads: 1342

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 10–16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3103. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas