O ensino médio integrado à educação profissional, o currículo e a formação de professores: perspectivas

Autores

  • Sara Maria Souza Nogueira saragbi@gmail.com
  • Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Resumo

High school integrated with professional education, curriculum and teacher formation: prospects

Resumo

Este ensaio analisa o processo de formação de professores para a Educação Profissional (EP), partindo da compreensão dos pressupostos do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica em obras de: Alarcão (1992), André e Romanowski (2002), Ciavatta (2005), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Gramsci (1982), Kuenzer (1999), Sacristán (2000), Tanuri (2000), Tiballi (2001) entre outros. Na sua produção é apresentando breve histórico e um retrato atual da constituição do currículo integrado no EMIEP e aspectos da formação de professores no movimento de institucionalização da EP. Os dados indicam que o professor da EP, diante dos desafios do dia a dia, sente-se despreparado para lidar com situações do mundo do trabalho, tornando-se necessárias mudanças na e para a identidade deste profissional.

Palavras-chave: (Palavras-chave: Educação profissional; Currículo integrado; Formação de professores.

 

Abstract

This essay analyzes the process of teacher training for Professional Education (EP), based on the understanding of the assumptions of high school integrated with professional education (EMIEP). Constituted in a qualitative approach, it was produced through bibliographic research in works by: Alarcão (1992), André and Romanowski (2002), Ciavatta (2005), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Gramsci (1982), Kuenzer (1999 ), Sacristán (2000), Tanuri (2000), Tiballi (2001) among others. In its production, it presents a brief history and a current portrait of the constitution of the curriculum integrated in EMIEP and aspects of teacher training in the institutionalization movement of EP. The data indicate that the PE teacher, facing the challenges of everyday life, feels unprepared to deal with situations in the world of work, making changes in and for the identity of this professional necessary.

Keywords: Professional Education; Integrated Curriculum; Teacher Formation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Maria Souza Nogueira

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis. Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Graduanda em Pedagogia pelo Instituto de Formação Profissional - Gênese (2018). Especialização em Letras: Português e Literatura pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá-FIJ e em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Colégio da Policia Militar de Posse - Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.  E-mail: saragbi@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9672-4844

Josimar de Aparecido Vieira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 679
  • PDF downloads: 577

Como Citar

NOGUEIRA, S. M. S.; VIEIRA, J. de A. O ensino médio integrado à educação profissional, o currículo e a formação de professores: perspectivas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 341–358, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3125. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)