A literatura afro-brasileira em um Centro de Educação Infantil do município de São Paulo

Autores

  • Marta Regina Paulo da Silva martarps@uol.com.br
  • Cleia Souza Santos cleiatulipa53@gmail.com

Resumo

Afro-Brazilian literature in an Early Childhood Center in the city of São Paulo

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como a literatura afro-brasileira é trabalhada com as crianças em um Centro de Educação Infantil (CEI) em São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como procedimentos: análise documental, entrevistas com as docentes e levantamento do acervo de obras de literatura afro-brasileira do CEI. O referencial teórico dialogou com os estudos da infância, da literatura e das relações étnico-raciais. A análise dos dados revelou que o trabalho com a literatura é bastante valorizado no CEI; contudo, neste, não é considerada a questão da diversidade cultural e étnica; e, embora as professoras, em sua maioria, reconheçam a importância de trabalhar com essa literatura, alegam não ter formação para tal intento.

Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; Creche; Criança negra.

 

Abstract

The article presents the results of a research that aimed to understand how Afro-Brazilian literature is worked with children in a Center for Early Childhood Education (CEI) in São Paulo. This is a qualitative research, which had as procedures: documentary analysis, interviews with teachers and survey of the collection of works of Afro-Brazilian literature of the CEI. The theoretical framework dialogued with the studies of childhood, literature and ethnic-racial relations. Data analysis revealed that work with literature is highly valued in the CEI; however, in this, the issue of cultural and ethnic diversity is not considered; and although most teachers recognize the importance of working with this literature, they claim to have no training for such intent.

Keywords: Afro-Brazilian literature; Nursery; Black child.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente-Pesquisadora do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.  E-mail: martarps@uol.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8574-760X

Cleia Souza Santos

Mestre em Educação pela USCS. Professora de educação infantil da PMSP.

E-mail: cleiatulipa53@gmail.com                   Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7397-7590

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 613
  • PDF downloads: 504

Como Citar

DA SILVA, M. R. P.; SANTOS, C. S. A literatura afro-brasileira em um Centro de Educação Infantil do município de São Paulo. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 664–680, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3143. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos