Educação integral e integrada: a avaliação emancipatória a caminho de uma lógica dialógica

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro mardendepadua@yahoo.com.br
  • Silene Gelmini Araújo Veloso silenegelmini@yahoo.com.br
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi zanardi@pucminas.br

Resumo

Integral and integrated education: an emancipatory evaluation in the way of a dialogic logic

Resumo

Compreendendo a avaliação como um campo de disputa onde se naturalizou o paradigma classificatório, uma perspectiva de avaliação emancipatória é apresentada como instrumento de potencialização do protagonismo estudantil e de uma lógica dialógica. A organização desse modelo para escolas de Ensino Médio Público de Minas Gerais serviu como “pano de fundo” para se investigar qual é a perspectiva da avaliação da aprendizagem nos processos educativos formalizados de Educação Integral. A análise das políticas públicas de Educação Integral são trazidas objetivando ampliar e problematizar a avaliação educacional em um contexto de formação integral. O artigo apresenta um instrumento de registro de desempenho como forma de avaliação formativa, sinalizando assim o quão é possível pensar em avaliação dos processos multidimensionais da formação humana de maneira consciente e crítica.

Palavras-chave: Educação Integral. Avaliação Emancipatória. Avaliação Classificatória.

Abstract

Understanding evaluation as a field of dispute where the classification paradigm has been naturalized, an emancipatory evaluation perspective is presented as an instrument for enhancing student protagonism and a dialogical logic. The organization of this educational model for public high schools in the Minas Gerais State served as a “background” to investigate what is the perspective of learning assessment in formalized processes of Integral Education. The analysis of public policies of Integral Education are brought aiming to broaden and problematize the educational evaluation within a context of integral formation. The article presents a performance recording instrument that aims to point out forms of evaluation in a formative perspective, thus signaling how it is possible to think of process evaluation. multidimensional aspects of human formation in a conscious and critical manner.

Keywords: Integral Education. Emancipatory Evaluation. Classification Evaluation.

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Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro

Historiador e Pedagogo. Especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Psicologia da Educação. Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais. Assessor Pedagógico do Bernoulli Sistema de Ensino. E-mail: mardendepadua@yahoo.com.br      

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7059-7461

Silene Gelmini Araújo Veloso

Pedagoga. Supervisora Pedagógica da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: silenegelmini@yahoo.com.br       Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-2946-0118

Teodoro Adriano Costa Zanardi

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo crítico, Educação Transformadora: políticas e práticas. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln. E-mail: zanardi@pucminas.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4742-9288

 

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Publicado

29/03/2020
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Como Citar

RIBEIRO, M. de P.; VELOSO, S. G. A.; ZANARDI, T. A. C. Educação integral e integrada: a avaliação emancipatória a caminho de uma lógica dialógica. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 541–563, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3137. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos