Crianças Amazônidas no Círio de Nazaré: culturas e saberes outros

Autores

  • Patrícia Andréa Godinho Baker acsgodinho@hotmail.com
  • Nazaré Cristina Carvalho n_cris@uol.com.br

Resumo

Amazonian children on Círio de Nazaré: others cultures and knowledge

Resumo

Este estudo fez uma análise das vivências de um grupo de onze criancas amazônidas, participantes do Projeto intitulado Caminhos do Círio,  no contexto do Círio de Nazaré, festa religiosa que entrelaça diferentes culturas e saberes, em que as crianças intérpretes da pesquisa vivenciam práticas educativas assentadas na cultura em que estão inseridas. Esse estudo teve como objetivo analisar e desvelar os saberes e os processos educativos vivenciados por essas crianças através de suas narrativas e percepções por meio de suas subjetividade e interações sociais. A partir deste estudo, identificou-se saberes religiosos, históricos, econômicos e lúdicos que as crianças amazônidas ao se relacionarem com seus familiares e com seus pares, partilham, transmitem e produzem, protagonizando sua história e sua cultura.

Palavras-Chave: Criança; Círio de Nazaré; Cultura e Saberes.

 

Abstract

This study made an analysis of experiences from a eleven amazonian children group, which are participants in the Project entitled Ways of Círio, in the Círio de Nazaré contexto, religious festival that interlace different cultures and knowlegde, whereby the children who are research interpreters, experience educative practices settled on culture which are inserted. This study had as objective analyse and exhibit the knowlegde and education processes experienced by these children through their narratives and perceptions by means of their subjectivities and social interactions. From this study, were identified religious, historical, economic and ludic knowledge that amazonian children, when dealing with their Family and pairs, share, transmit and and produce, featuring their history and culture.

Key-words: Child. Círio de Nazaré. Culture and Knowledge.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Andréa Godinho Baker

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará- UEPA,  Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará- UEPA , membro do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas- CUMA/UEPA, professora da Rede Municipal de Educação de Ananindeua-PA.

E-mail: acsgodinho@hotmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2303-6674

Nazaré Cristina Carvalho

Doutorado em Educação Física e Cultura (UGF), Estágio Pós- Doutoral (PUC/RJ), Mestrado em Educação (UNIMEP/SP), Professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UEPA; vice-líder do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas.

E-mail: n_cris@uol.com.br

ORCID: http://orcid.org/0000.0001-8417-3504

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 218
  • PDF downloads: 208

Como Citar

BAKER, P. A. G.; CARVALHO, N. C. Crianças Amazônidas no Círio de Nazaré: culturas e saberes outros. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 838–855, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3154. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos