Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física

Autores

  • Renan Santos Furtado renan.furtado@yahoo.com.br
  • Gustavo Henquire Oliveira Costa gustavo-costa12@hotmail.com

Resumo

Professor's perspective on the "repercussions" of the national Common Curricular Base in the training of physical education teachers

Resumo

Introdução: Discute as repercussões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a partir da perspectiva de docentes do curso. Objetivo: Tem como objetivo analisar a compreensão de docentes do curso de Educação Física da UEPA a respeito das repercussões da BNCC na formação inicial de professores. Métodos: Utiliza-se da pesquisa documental e da análise de conteúdo para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada. Resultados: Aponta que para os docentes da UEPA a BNCC se configura como um retrocesso para os campos da Educação e da Educação Física, apresentando-se como um mecanismo de semiformação. Conclusão: O estudo indica que existe uma uniformidade na crítica a BNCC por parte dos docentes da UEPA, assim como, é praticamente consenso para o grupo investigado que a BNCC não deve orientar a formação de professores de Educação Física.

Palavras-Chave: Educação Física; BNCC; Formação de professores.

 

Abstract

Introduction: Discusses the repercussions of the national Common Curricular Base (BNCC) in the physical education course of the State University of Pará (UEPA) from the perspective of professors of the course. Objective: To analyze the understanding of teachers of the physical education course of the UEPA regarding the repercussions of BNCC in the initial formation of teachers. Methods: Documental Research and content analysis were used to interpret data from semi-structured interviews. Results: It is pointed out that for the professors of the UEPA the BNCC is configured as a setback for the fields of education and physical education, presenting itself as a mechanism of semiformation. Conclusion: The study indicates that there is a uniformity in the criticism of BNCC by the professors of the UEPA, as well as, it is practically consensus for the group investigated that BNCC should not guide the formation of Physical education teachers.

Keywords: Physical education; BNCC; Teacher training.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Atua como Revisor dos periódicos Arquivos em Movimento (UFRJ) e Interfaces da Educação (UEMS). Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Processos e Práticas Colaborativas de Formação de Professores; Educação Física Escolar; Práticas Corporais e Questões Epistemológicas e Filosóficas da Educação e da Educação Física. Apresenta experiência na Educação Física escolar e na formação continuada de professores como áreas de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas. E-mail: renan.furtado@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7871-2030

 

Gustavo Henquire Oliveira Costa

Professor de Educação Física formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador em Educação Física Escolar; Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Formação de Professores.

E-mail: gustavo-costa12@hotmail.com               

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5104-6266

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Publicado

29/03/2020
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Como Citar

FURTADO, R. S.; COSTA, G. H. O. Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 681–701, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3144. Acesso em: 22 dez. 2024.

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