Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física
Resumo
Professor's perspective on the "repercussions" of the national Common Curricular Base in the training of physical education teachers
Resumo
Introdução: Discute as repercussões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a partir da perspectiva de docentes do curso. Objetivo: Tem como objetivo analisar a compreensão de docentes do curso de Educação Física da UEPA a respeito das repercussões da BNCC na formação inicial de professores. Métodos: Utiliza-se da pesquisa documental e da análise de conteúdo para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada. Resultados: Aponta que para os docentes da UEPA a BNCC se configura como um retrocesso para os campos da Educação e da Educação Física, apresentando-se como um mecanismo de semiformação. Conclusão: O estudo indica que existe uma uniformidade na crítica a BNCC por parte dos docentes da UEPA, assim como, é praticamente consenso para o grupo investigado que a BNCC não deve orientar a formação de professores de Educação Física.
Palavras-Chave: Educação Física; BNCC; Formação de professores.
Abstract
Introduction: Discusses the repercussions of the national Common Curricular Base (BNCC) in the physical education course of the State University of Pará (UEPA) from the perspective of professors of the course. Objective: To analyze the understanding of teachers of the physical education course of the UEPA regarding the repercussions of BNCC in the initial formation of teachers. Methods: Documental Research and content analysis were used to interpret data from semi-structured interviews. Results: It is pointed out that for the professors of the UEPA the BNCC is configured as a setback for the fields of education and physical education, presenting itself as a mechanism of semiformation. Conclusion: The study indicates that there is a uniformity in the criticism of BNCC by the professors of the UEPA, as well as, it is practically consensus for the group investigated that BNCC should not guide the formation of Physical education teachers.
Keywords: Physical education; BNCC; Teacher training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 818
- PDF downloads: 585