Relatos de participação no bullying: tipos e consequências

Autores

  • Marian Ávila de Lima e Dias mariandias.dias@gmail.com
  • Luciana Dadico ludadico@usp.br
  • Ricardo Casco cascoricardo@gmail.com

Resumo

Reports of participation in bullying: types and consequences

Resumo

O artigo analisa depoimentos de universitários a fim de compreender algumas das dimensões psicossociais envolvidas em uma forma específica de violência, o bullying, na vida escolar. Descreve os principais tipos de agressão relatados bem como as características atribuídas àqueles que sofreram o bullying. O artigo também reflete sobre os principais papéis desempenhados neste tipo de violência, o modo como os envolvidos se autodenominam enquanto participantes no bullying e as consequências desta violência escolar em suas vidas. As formas de participação relatadas foram: a) vítima; b) observador; c) provocador. Constatou-se, porém, que nem sempre a autodenominação no bullying coincidiu com o relato do/a entrevistado/a. As vítimas e/ou observadoras do bullying destacaram como consequências psicossociais: baixa autoestima, insegurança pessoal, receio ao estabelecer relações de amizade/amorosas e, em alguns casos, maior envolvimento com atividades escolares.

Palavras-chave: Violência escolar; bullying; teoria crítica.

 

Abstract

This paper analyzes the narrative of university students in order to understand some psychosocial dimensions involved in a specific form of violence in the school life: the bullying. This paper also reflects on the roles played by the students in bullying intertwined to the self-recognized roles of these students in such situations, as well as on the consequences of school violence in their lives. The reported forms of participation were: a) victim; b) observer; c) aggressor. However, it was found that self-denomination in bullying did not always coincide with the interviewee's report. The psychosocial consequences described by the victims and/or the aggressors were: low self-esteem, personal insecurity and fear of establishing friendship and/or affective relations. In some cases students also reported to get more involved in school activities.

Keywords: School violence; bullying; critical theory.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marian Ávila de Lima e Dias

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Diversidade e Educação e coordenadora do Observatório Escolar da UNIFESP: violência, inclusão e direitos humanos. E-mail: mariandias.dias@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2343-842X

Luciana Dadico

Professora adjunta substituta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Campus Baixada Santista. Professora de Pós-Graduação credenciada no Programa de Pesquisa em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora ativa do Laboratório de Estudos do Preconceito da USP. E-mail: ludadico@usp.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8577-6892

Ricardo Casco

Pedagogo. Graduado e licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo. Doutor em educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor em Psicologia Social pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera. O campo de interesse versa sobre Psicologia Escolar, Psicologia Social e Saúde Coletiva, Educação, Formação docente. A produção acadêmica e interesses de pesquisas versam sobre a formação do indivíduo, subjetividade, saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos, preconceito, racismo, educação inclusiva, relações de gênero, poder e violência nas instituições escolars. E-mail: cascoricardo@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6234-9257

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1319
  • PDF downloads: 799

Como Citar

E DIAS, M. Ávila de L.; DADICO, L.; CASCO, R. Relatos de participação no bullying: tipos e consequências. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 49–69, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3106. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos