Concepções de educação em saúde no processo formativo do enfermeiro na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa

Autores

  • Márcia Jaínne Campelo Chaves
  • Elane da Silva Barbosa
  • Howard Lopes Ribeiro Junior

Resumo

Conceptions of health education in the nursing training process in the family health strategy: a comprehensive review

Resumo

A educação em saúde vem sendo colocada em segundo plano, porém é tão relevante quanto a dimensão assistencial do trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Assim, este artigo tem como objetivo: conhecer as concepções de educação em saúde que perpassam o processo formativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de revisão integrativa, com os seguintes recursos informacionais para coletar os dados: BDEnf, Lilacs e o SciELO. Integram o corpus desta pesquisa treze artigos. Embora apresentem diferentes conceitos, todos os estudos apontam a necessidade de pensar a educação em saúde como espaço dialógico entre saberes e práticas, transformando a realidade em que os sujeitos se inserem. Portanto, o processo de formação pode possibilitar a reflexão acerca desses conceitos.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Enfermagem; Formação.

 

AbstractHealth education has been placed in the background, but it is as relevant as the assistance dimension of the nurses' work in the Family Health Strategy. Thus, this article aims to: understand the concepts of health education that permeate the nursing training process in the Family Health Strategy. It is an integrative review, with the following informational resources to collect data: BDEnf, Lilacs and SciELO. They integrate the corpus of this research thirteen articles. Although they present different concepts, all studies point to the need to think about health education as a dialogical space between knowledge and practices, transforming the reality in which subjects are inserted. Therefore, the process of formation can enable reflection on these concepts.Key-words: Health Education. Nursing. Formation.

Biografia do Autor

Márcia Jaínne Campelo Chaves

 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e em Educação à Distância: Fundamentos e Ferramentas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. E-mail: jainne.campelo@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0877-0750

 

Elane da Silva Barbosa

Doutora e Mestra em Educação, respectivamente, pela UECE e pela UERN. Bacharelada e Licenciada em Enfermagem pela UERN. E-mail: elanesilvabarbosa@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2668-8064

Howard Lopes Ribeiro Junior

 

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Patologia da UFC. Bolsista (Professor-pesquisador I) de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família do Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP, vinculado à Diretoria de Educação Aberta e a Distância - DEAAD e à Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES. E-mail: howard@ufc.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2431-4779

Downloads

Publicado

29/03/2020

Edição

Seção

Artigos