Compreensões de estudantes e professores do ensino médio sobre saberes escolares: uma análise a partir das relações com o saber

Autores

  • Edson Schroeder
  • Karline Beber Branco

Resumo

Comprehensions of high school students and teachers about school knowledge: an analysis from the relationship with knowledge

Resumo

Apresentamos uma pesquisa sobre a importância e o sentido de aprender os saberes escolares para estudantes e professores do ensino médio, a partir do conceito teórico de Bernard Charlot que traz a relação com o saber como meio de compreender sujeitos em escolarização. Os resultados foram organizados em três categorias ligadas ao conceito de sentido: os saberes escolares como instrumento de interlocução com o mundo, como constituidor da identidade e como influência recíproca entre professor e estudante na construção da relação com os saberes escolares. As relações de utilidade do saber, o saber enquanto instrumento de interlocução com o mundo cotidiano e futuro, o saber como constituinte da identidade e um saber intensamente influenciado pela relação professor-estudante foram as identificações mais presentes no estudo.

Palavras-chave: Ensino médio. Relação com o Saber. Saberes Escolares.

 

Abstract

The following research is about the importance and the meaning of learning school knowledge background for high school students and teachers in light of the theoretical concept of Bernard Charlot who brings the relationship with knowledge as a means of understanding subjects in schooling. The results of the research were organized into three categories linked to the concept of meaning: the school knowledge as an instrument of interlocution with the world, as a constituent of identity and as a reciprocal influence between teacher and student in the construction of relation to school knowledge. The mostly presented identifications in our study were the useful relations of knowledge, knowledge as an instrument of interlocution with the everyday and future world, knowledge as constituent of the identity and knowledge intensely influenced by the teacher-student relationship.

Keywords: Relation with Knowledge; School Knowledge; High School.

 

Biografia do Autor

Edson Schroeder

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática (PPGECIM) da FURB - Universidade Regional de Blumenau, SC.

E-mail: ciencia.edson@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8917-2017

Karline Beber Branco

Mestre em Educação - Universidade Regional de Blumenau, SC. Professora nas redes pública e particular de ensino em Brusque, SC.

E-mail: karlinebeber1@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7135-8865

Downloads

Publicado

29/03/2020

Edição

Seção

Artigos