Saberes tradicionais do cultivo da mandioca (Manihot esculenta) e a produção de farinha: estudo em Beberibe, Ceará

Autores

  • Antônio Roberto Xavier roberto@unilab.edu.br
  • Liliane Araújo Lima liliane.araujo@uece.br
  • Francisco Ari de Andrade andrade.ari@hotmail.com

Resumo

Traditional knowledge of cassava cultiva (Manihot esculenta) and farm production: study in Beberibe, Ceará

Resumo  

Busca-se compreender os procedimentos utilizados por comunidades tradicionais de agricultores em uma comunidade de Beberibe, Ceará. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico, cujos dados e informações foram colhidos por meio de observação direta, técnicas de entrevistas não diretivas, questionário estruturado e diário/notas de campo. É um estudo exploratório-descritivo de abordagem mista, tendo como procedimento técnico empregado o estudo de caso etnográfico. Recorre à análise do discurso narrativo para os dados qualitativos e à estatística descritiva para o levantamento quantitativo. Constata-se que o cultivo da mandioca é realizado por agricultores de pequeno porte, tendo como contexto para a transmissão dos conhecimentos tradicionais a atuação das famílias em casas de farinha e no plantio e manejo do solo. Conclui-se que os processos de cultivo e produção da farinha perpassam por um complexo sistema de produção, contudo permanecem incluindo atividades manuais e de perspectiva sustentável.

Palavras-chave: Mandioca. Conhecimento tradicional. Sociobiodiversidade.

 

Abstract

The main objective of the research was the development strategies of a community in the Beberibe, Ceará. This is a basic empirical research, with the generation of data and visits being conducted in a direct way, techniques of non-directive interviews, data generation and diary / field notes for data collection. It is an exploratory-descriptive study of mixed approach. The evaluation of the prevailing the study of etnographic case. The more data analysis technique, a narrative text analysis was used for the qualitative and descriptive data for the quantitative. The partial data indicated that cassava cultivation is carried out by small producers of soil for elementary school elementary school. It is concluded that the processes of cultivation and flour production go through a complex production system, the resources have adhered to manual activities and a sustainable perspective.  

Keywords: Cassava. Traditional knowledge. Sociobiodiversity.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pós-doutor em Educação (PNPD-2017-2018) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Kurius (FAK). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e Professor do Curso de Graduação em Administração Pública presencial, ambos da UNILAB; Pesquisador no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Públicas, Estado e Sociedade; 3) Etnociência, Saberes Populares e Sustentabilidade; 3) Culturas, História, Memória e Educação. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública e Crime Organizado; Direitos Humanos e Sistema Penitenciário; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação - NHIME da UFC/CNPq.

Email:  roberto@unilab.edu.br         Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3018-2058

 

Liliane Araújo Lima

 

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Desenvolve pesquisas e escrita científica sobre o Ensino de Biologia, Recursos e Metodologias, Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis.Tutora presencial do Curso de Ciências Biológicas EaD da UECE.

E-mail:  liliane.araujo@uece.br      Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0903-9740

Francisco Ari de Andrade

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC; Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe - UFS, sob a supervisão do professor Bernard Charlot. Professor Associado, Dedicação Exclusiva - DE, do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação - FACED e do quadro Permanente de Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, da Linha de História e Memória da Educação, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC. E-mail: andrade.ari@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3028-9867

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 822
  • PDF downloads: 747

Como Citar

XAVIER, A. R.; LIMA, L. A.; DE ANDRADE, F. A. Saberes tradicionais do cultivo da mandioca (Manihot esculenta) e a produção de farinha: estudo em Beberibe, Ceará. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 781–801, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3150. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos