O acesso à educação infantil do campo em Mutuípe - BA: direitos, conquistas e desafios
Resumo
Access to early childhood education in the countryside in Mutuípe - BA: rights, achievements and challenges
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o acesso à Educação Infantil no/do Campo. Este estudo foi realizado com duas mães, uma professora, um diretor de uma unidade escolar e com uma ex-secretária de educação do munícipio de Mutuípe-Bahia. O objetivo foi analisar como esses sujeitos compreendem o acesso das crianças à Educação Infantil no/do Campo da comunidade do Fojo-Mutuípe-BA. Para a realização da pesquisa utilizamos entrevistas semiestruturadas. A partir da análise das entrevistas, percebeu-se que o acesso inicial das crianças dessa comunidade tem se dado a partir do momento em que as mesmas completam três anos e seis meses de idade, e geralmente em classes multisseriadas. Os resultados da pesquisa apontam que esse acesso é insatisfatório e, infelizmente, há o desconhecimento sobre os direitos das crianças. Por outro lado, o acesso também tem se configurado como um desafio para o poder público municipal, pois não há estrutura física adequada nessas escolas no/do campo para o atendimento às crianças, além da ausência de formação profissional para garantir o acesso qualitativo na Educação Infantil no/do campo. Palavras - chave: Crianças; Educação Infantil; Educação do Campo.
Abstract
This article presents results of a qualitative research on the access to Early Childhood Education in the Countryside. This study was carried out with two mothers, one teacher, one school principal and one former education secretary. The objective was to analyze how these subjects understand children's access to Early Childhood Education in the countryside in Fojo-Mutuípe-Ba. From the interviews, it was noticed that the initial access of the children of this community has been given from the moment they are three years and six months old, and usually in multi-series classes. The research results show that the access has been configured as a challenge for the municipal public power, that there is a lack of knowledge about the children’s right, besides the absence of continuous training for teachers.
Keywords: Children; Early; Childhood Education; Countryside.
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