O ensino da categoria geográfica “lugar”

Autores

  • Gelciane da Silva Brandão gsb.mca17@uea.edu.br
  • José Vicente de Souza Aguiar vicenteaguiar1401@gmail.com
  • José Vicente de Souza Aguiar vicenteaguiar1401@gmail.com

Resumo

The teaching of the geographical category "place"

Resumo

O artigo é decorrência da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, intitulada “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti–Parintins, Amazonas – Brasil”, cujo objetivo consistiu na articulação do saber tradicional ao ensino de geografia a partir da categoria Lugar. Concluímos com destaque para a possibilidade de articulação e alteridade entre estes saberes no ensino da ciência geográfica a partir da categoria Lugar, tomando como elemento a lenda da cobra-grande.

Palavras-chave: Geografia. Categoria Lugar. Cobra-grande.

Abstract

The article is the result of the master's research of the post-graduate Program in Education in Teaching of Science in the Amazon, entitled “Traditional Knowledge and Science Teaching: A Case Study in the riverside community Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins, Amazonas – Brazil", whose objective was the articulation of traditional knowledge to the teaching of geography from the place category. In this way we conclude with emphasis on the possibility of articulation and alterity between those knowledges in the teaching of Geographic Science using the Place category, taking as its element the legend of the big snake.

Keywords: Geography. Category Place. Great snake.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelciane da Silva Brandão

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local (UEA/2012). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA/2019). Desenvolve pesquisa na área de Saberes Tradicionais no ensino de Ciências através do método fenomenológico de Merleau-Ponty (1999).  E-mail: gsb.mca17@uea.edu.br        Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7577-3321

José Vicente de Souza Aguiar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Escola Normal Superior, Av. Djalma Batista s/n. Manaus, AM.

E-mail:  vicenteaguiar1401@gmail.com        Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7754-1620

José Vicente de Souza Aguiar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Escola Normal Superior, Av. Djalma Batista s/n. Manaus, AM.

E-mail:  vicenteaguiar1401@gmail.com        Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7754-1620

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 220
  • PDF downloads: 165

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; AGUIAR, J. V. de S.; AGUIAR, J. V. de S. O ensino da categoria geográfica “lugar”. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 739–758, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos