O ensino da categoria geográfica “lugar”
Resumo
The teaching of the geographical category "place"
Resumo
O artigo é decorrência da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, intitulada “Saberes Tradicionais e o Ensino de Ciências: um estudo de caso na comunidade ribeirinha Nossa Senhora Aparecida do Miriti–Parintins, Amazonas – Brasil”, cujo objetivo consistiu na articulação do saber tradicional ao ensino de geografia a partir da categoria Lugar. Concluímos com destaque para a possibilidade de articulação e alteridade entre estes saberes no ensino da ciência geográfica a partir da categoria Lugar, tomando como elemento a lenda da cobra-grande.
Palavras-chave: Geografia. Categoria Lugar. Cobra-grande.
Abstract
The article is the result of the master's research of the post-graduate Program in Education in Teaching of Science in the Amazon, entitled “Traditional Knowledge and Science Teaching: A Case Study in the riverside community Nossa Senhora Aparecida do Miriti – Parintins, Amazonas – Brazil", whose objective was the articulation of traditional knowledge to the teaching of geography from the place category. In this way we conclude with emphasis on the possibility of articulation and alterity between those knowledges in the teaching of Geographic Science using the Place category, taking as its element the legend of the big snake.
Keywords: Geography. Category Place. Great snake.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 220
- PDF downloads: 165