Olha quem está sinalizando! Aprendizagem de crianças surdas na educação infantil no contexto bilíngue

Autores

  • Francisca Melo Agapito franciscaagapito@gmail.com
  • Josilene Carvalho Aragão Batalha josilenearagaobatalha@gmail.com
  • Ana Claudia de Sousa Alves anapedagog@hotmail.com

Resumo

Look who's signing! Learning child deaf children in bilingual context

Resumo

O texto tem como objetivo analisar as percepções de professoras e uma instrutora surda sobre aprendizagens de crianças surdas da Educação Infantil no contexto educacional bilíngue. Para tanto utilizamos autores da área da educação de surdos, como Quadros (1997), Fernandes (2007), Sacks (2010) dentre outros relevantes para a temática.  Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa qualitativa e para a geração de dados observações e entrevistas semiestruturadas com duas professoras ouvintes e uma instrutora surda de uma escola bilíngue para surdos de Imperatriz/MA. Os resultados revelaram que a inserção precoce na Educação Infantil, mediada por profissionais qualificados, é fundamental para a criança surda ter condições reais de desenvolvimento cognitivo, aquisição linguística e construção da identidade surda.

Palavras-chave: Criança Surda; Educação Infantil; Educação Bilíngue.

 

Abstract

The text aims to analyze the perceptions of teachers and a deaf instructor about learning of deaf children from preschool in the bilingual educational context. For this we use authors from the area of deaf education, such as Quadros (1997), Fernandes (2007), Sacks (2010) and others relevant to the theme. The methodological procedures were the qualitative research and for the generation of data observations and semi-structured interviews with two hearing teachers and a deaf instructor of a bilingual deaf school in Imperatriz / MA. The results revealed that early insertion in early childhood education, mediated by qualified professionals, is fundamental for deaf children to have real conditions of cognitive development, language acquisition and construction of deaf identity.

Keywords: Deaf Child; Child education; Bilingual education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Melo Agapito

Mestra e Doutoranda em Ensino-Univates. Universidade Federal do Maranhão-UFMA

E-mail: franciscaagapito@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8742-7802

Josilene Carvalho Aragão Batalha

Licenciada em Pedagogia-UFMA. Instrutora de Libras -governo do Estado do Maranhão-E-mail: josilenearagaobatalha@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3785-0725

Ana Claudia de Sousa Alves

Mestra e Doutoranda em Ensino-Univates. Faculdade de Educação Santa Terezinha-FEST

E-mail: anapedagog@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7227-0232

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 305
  • PDF downloads: 243

Como Citar

AGAPITO, F. M.; BATALHA, J. C. A.; ALVES, A. C. de S. Olha quem está sinalizando! Aprendizagem de crianças surdas na educação infantil no contexto bilíngue. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 702–721, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3145. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos