Atuação docente na sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Macapá/AP

Autores

  • Helen Cristiane Viana Alves helenvianabrasil@gmail.com
  • Juliane A. de Paula Perez Campos jappcampos@gmail.com

Resumo

Teacher activity in the multifunctional resources room of the municipal network of Macapá/AP

Resumo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar a atuação docente em salas de recursos multifuncionais de escolas da rede municipal de ensino de Macapá. Consistiu em uma pesquisa de caráter qualitativo com cunho exploratório-descritivo, tendo como participantes seis professores que atuavam nas salas de recursos multifuncionais. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de entrevista individual, sendo os dados analisados e organizados em eixos temáticos. Os resultados revelaram que: os professores atendiam a uma clientela bastante diversificada; a maioria das salas de recursos multifuncionais não dispunham de todos os recursos necessários ao atendimento dos alunos; em muitos casos o planejamento do atendimento dos alunos era realizado em parceria com os professores da sala de aula regular. É possível constatar, portanto, que os professores entrevistados têm uma concepção positiva da sua atuação na SRM, ainda que passem por dificuldades e desafios em sua prática docente e no cotidiano escolar, e entendem que ainda têm muito que aprender devido às diferentes deficiências e particularidades dos alunos PAEE.

Palavras-chave: Educação Especial; Atuação docente; Sala de Recurso Multifuncional.

 

Abstract

The present study aimed to characterize the teaching performance in multifunctional resource rooms of schools of Macapá municipal school system. It consisted of a qualitative research with exploratory-descriptive nature, having as participants six teachers who worked in the multifunctional resource rooms. Data were collected through the application of individual interviews, and the data were analyzed and organized into thematic axes. The results revealed that: the teachers served a very diverse clientele; Most multifunction resource rooms did not have all the resources needed to serve students; In many cases, student service planning was done in partnership with the teachers in the regular classroom. Therefore, it is possible to verify that the teachers interviewed have a positive conception of their work in SRM, even though they have difficulties and challenges in their teaching practice and in their daily school life, and understand that they still have much to learn due to the different deficiencies and particularities PAEE students.

Key words: Special education; Teaching performance; Multifunctional Resource Room.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Cristiane Viana Alves

Licenciada em História pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2014), Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL (2017), e Metre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2018). Atualmente é professora de Educação Especial na rede pública estadual do Amapá.

E-mail. helenvianabrasil@gmail.com   Orcid https://orcid.org/0000-0002-2127-2916

 

Juliane A. de Paula Perez Campos

Mestre e Doutora em Educação Especial/ UFSCAR. Professora Associada I do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos. E-mail: jappcampos@gmail.com     Orcid https://orcid.org/0000-0003-0789-808X

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 164
  • PDF downloads: 262

Como Citar

ALVES, H. C. V.; CAMPOS, J. A. de P. P. Atuação docente na sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Macapá/AP. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 154–171, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3113. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos