A educação escolar Rikbaktsa

Autores

  • Raimundo Nonato Carlos Arruda rnca100@globo.com
  • Alceu Zoia alceuzoia@gmail.com
  • Adriano Eulálio Araújo a.eulalio@hotmail.com

Resumo

Rikbaktsa school education

Resumo

Neste texto apresentamos a trajetória da educação escolar Rikbaktsa, implantada na aldeia pela missão Anchieta na década de 1950. Com as perdas territoriais e populacionais, muitos indígenas são retirados das aldeias e levados para conviverem no internato do Utiariti. Com a retomada da primeira terra Indígena os Rikbaktsa iniciam um processo educacional dentro da aldeia com a participação dos missionários, leigos e com o retorno daqueles que haviam sido levados para o internato. No entanto, a educação escolar Rikbaktsa só avança e se desenvolve com a participação efetiva de toda a comunidade, a partir da reconquista da terra e do desenvolvimento de projetos educacionais que passaram a dar protagonismo aos povos indígenas, no sentido da construção de escolas autônomas, específicas e diferenciadas.

Palavras-chave: Povo Rikbaktsa; Educação Escolar Indígena; Legislação Educacional.

 

Abstract

In this text we present the trajectory of Rikbaktsa school education, implanted in the village by the Anchieta mission in the 1950s. With the territorial and population losses, many indigenous people are taken from the villages and taken to live at Utiariti boarding school. With the resumption of the first Indigenous land the Rikbaktsa initiate an educational process within the village with the participation of the missionaries, lay people and the return of those who had been taken to boarding school. However, Rikbaktsa school education only advances and develops with the effective participation of the entire community, from the reconquest of the land and the development of educational projects that started to give prominence to the indigenous folks, towards the construction of autonomous, specific and differentiated schools.

Keywords: Rikbaktsa folk; Indigenous School Education; Educational Legislation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Carlos Arruda

Mestre em Educação (UNEMAT), professor do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Campus Juína-MT. E-mail: rnca100@globo.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5825-1070

 

Alceu Zoia

Graduação em Filosofia, Mestrado e Doutorado em Educação, professor no departamento de Pedagogia, na área de filosofia e professor orientador no PPGEdu/Unemat na linha de pesquisa Educação e diversidade, orientando preferencialmente na Educação Indígena.

E-mail: alceuzoia@gmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0512-9511

 

Adriano Eulálio Araújo

Mestre em Jornalismo (UFSC), professor da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. E-mail: a.eulalio@hotmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0322-1621

 

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 264
  • PDF downloads: 226

Como Citar

ARRUDA, R. N. C.; ZOIA, A.; ARAÚJO, A. E. A educação escolar Rikbaktsa. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 378–400, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3128. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)