Concepção de indivíduo, formação e educação sob a égide da sociedade administrada: a perspectiva da Teoria Crítica

Autores

  • Valdelúcia Alves da Costa valdeluciaalvescosta@id.uff.br

Resumo

Conception of individual, formation and education under the aegis of the society administered: the perspective of Critical Theory

Resumo

A concepção de indivíduo na sociedade administrada é analisada por Horkheimer e Adorno (1973), no ensaio Indivíduo no livro Temas Básicos da Sociologia, cujo método de exposição instiga à reflexão sobre a concepção de indivíduo e as possibilidades de formação e educação na sociedade administrada, demonstrando que a concepção de indivíduo na Filosofia ora tendia para uma ênfase na subjetividade em detrimento das condições objetivas sociais, ora tendia à totalidade social, negligenciando a singularidade do indivíduo. Em seguida, estabelecem articulações entre as diferentes esferas complementares (indivíduo e sociedade) e as consequências sobre a formação do indivíduo e a educação na contemporaneidade, problematizadas por Adorno (2000), em sua obra Educação e Emancipação, quanto às suas possibilidades e limites na sociedade administrada.

Palavras-chave: Indivíduo; Formação e Educação; Sociedade Administrada.

 

Abstract

The conception of the individual in the society administered is analyzed by Horkheimer and Adorno (1973), in the essay Individual in the book Basic Themes of Sociology, whose method of exposure instigates reflection on the conception of the individual and the possibilities of training and education in the society administered, demonstrating that the conception of the individual in Philosophy sometimes tended towards an emphasis on subjectivity to the detriment of objective social conditions, now tended towards social totality, neglecting the individual's singularity. Then, they establish articulations between the different complementary spheres (individual and society) and the consequences on the formation of the individual and education in contemporary times, problematized by Adorno (2000), in his work Education and Emancipation, regarding its possibilities and limits in society administered.

Key words: Individual; Formation and Education; Society Administered.

 

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Biografia do Autor

Valdelúcia Alves da Costa

Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF); docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFF); pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): “Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito”.

E-mail: valdeluciaalvescosta@id.uff.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4751-4861

Endereço para correspondência: Av. Oswaldo Cruz, 106, cob. 01, Rio de Janeiro-RJ, CEP: 22250-060

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Publicado

28/03/2020
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Como Citar

DA COSTA, V. A. Concepção de indivíduo, formação e educação sob a égide da sociedade administrada: a perspectiva da Teoria Crítica. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 33–48, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3105. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos