Educação do campo: estudo sobre a base nacional comum curricular a partir de percepções de professores/as da área de ciências humanas

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros emerson.medeiros@ufersa.edu.br
  • Maria Alcinete Gomes de Menezes alcinetemenezes@gmail.com

Resumo

Rural education: study on the common national curriculum base from the perceptions of teachers/as of the area of humanities

Resumo

Este estudo tem como objetivo central pensar sobre desafios e contribuições da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, quando implementada, para a atuação profissional de docentes da área de Ciências Humanas na Educação do Campo. Aborda percepções de professoras que atuam em escolas no campo do Município de Apodi, Rio Grande do Norte. Em termos metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa e no questionário (composto por questões abertas) como técnica de coleta de dados. Como conclusão, pensamos, a partir das percepções das participantes do estudo, que a BNCC não contribuirá, no âmbito da educação das populações rurais, para a promoção de currículos escolares que atendam os interesses e as necessidades do campo e dos seus povos. Para a atuação profissional docente no contexto das Ciências Humanas na Educação do Campo, as prescrições da BNCC não elucidam, segundo as participantes do estudo, possibilidades de melhorias, uma vez que a própria Educação do Campo não é pautada no texto normativo.

Palavras-chave: Educação do Campo; Base Nacional Comum Curricular; Ensino de Ciências Humanas; Currículo Escolar.

 

Abstract

This study aims to think about the challenges and contributions of the National Common Curriculum Base (BNCC), when implemented, for the professional performance of teachers in the area of humanities in field education. It addresses perceptions of teachers who work in schools in the field in the municipality of Apodi, Rio Grande do Norte. In methodological terms, it is anchored in the qualitative research approach and in the questionnaire (composed of open questions) as a data collection technique. As a conclusion, we think, based on the perceptions of the study participants, that BNCC will not contribute, in the context of the education of rural populations, to the promotion of school curricula that meet the demands, interests and needs of the field and its People. For the professional teaching practice in the context of the humanities in field education, the prescriptions of BNCC do not clarify, according to the study participants, possibilities of improvement, since the education of the field itself is not based on the document Normative officer.

Keywords: Rural Education; Common National Curriculum Base; Teaching of Humanities; School Curriculum.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas – DCH, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Mossoró, Rio Grande do Norte. E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br.

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3988-3915

Maria Alcinete Gomes de Menezes

Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Campus Mossoró, Rio Grande do Norte. E-mail: alcinetemenezes@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7601-4156

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Publicado

28/03/2020
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Como Citar

DE MEDEIROS, E. A.; DE MENEZES, M. A. G. Educação do campo: estudo sobre a base nacional comum curricular a partir de percepções de professores/as da área de ciências humanas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 17–32, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3104. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos