O caminho entre o ser e o não ser professor: um ensaio sobre a construção das identidades docentes

Autores

  • Paula Regina Corrêa paula.correa@ifsc.edu.br
  • Roberta Pasqualli roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

Resumo

The way between teaching and being teacher: a test on building teaching identities

Resumo

 Apesar dos avanços recentes em estudos acerca da constituição das identidades docentes dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a temática ainda permeia o imaginário como algo ligado ao saber fazer ou, ainda, ao dom de ensinar. Em vista disso, este ensaio, escrito a partir de uma revisão crítica da literatura da área, pretende contribuir com esta temática dialogando com os conceitos de identidade e identidade profissional docente. Em tempos em que se prega a necessidade de uma suposta neutralidade do ato educativo, urge reforçar a ideia de que a educação é um ato político por sua própria natureza e a construção das identidades, neste caso as identidades profissionais docentes se constituem, também, por sujeitos políticos. Como considerações finais, recomenda-se persistência em pesquisas sobre a temática, destacando que os processos de formação de professores e a constituição de suas identidades profissionais docentes nutrem-se das novas políticas e dos novos cenários postos para a educação brasileira.

Palavras-chave: Identidades Docentes. Saberes Docentes. Educação Profissional e Tecnológica.

 

Abstract

Despite recent advances in studies on the constitution of the teaching identities of teachers of Vocational and Technological Education, the theme still permeates the imagination as something linked to knowing how to do or even the gift of teaching. In view of this, this essay, written from a critical review of the literature of the area, aims to contribute to this theme by dialoguing with the concepts of identity and teaching professional identity. In times when the need for a supposed neutrality of the educational act is preached, it is urgent to reinforce the idea that education is a political act by its very nature and the construction of identities, in this case the teaching professional identities are also constituted by political subjects. As final considerations, it is recommended persistence in research on the subject, highlighting that the processes of teacher education and the constitution of their professional teaching identities are nourished by the new policies and the new scenarios for Brazilian education.

  Keywords:  Teacher Identities. Knowledge Teacher. Professional and Technological Education.

 

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Biografia do Autor

Paula Regina Corrêa

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT IFSC.

E-mail: paula.correa@ifsc.edu.br   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0491-8938

Roberta Pasqualli

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação -  Mestrado Profissional - PROFEPT (IFSC). Doutora em Educação - UFRGS. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8293-033X

 

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Publicado

29/03/2020
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Como Citar

CORRÊA, P. R.; PASQUALLI, R. O caminho entre o ser e o não ser professor: um ensaio sobre a construção das identidades docentes. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 564–579, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3138. Acesso em: 11 nov. 2024.

Edição

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Artigos