Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo na microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins

Autores

  • Yonara Laize Rocha Cruz ionaralaize914@gmail.com
  • Cícero da Silva cicolinas@yahoo.com.br

Resumo

Precarious education and closure of a rural school in the micro-region of the Bico do Papagaio, state of Tocantins

Resumo

O fechamento de escolas tem sido recorrente nas comunidades rurais brasileiras desde meados do século XX. Com base no disposto previsto na Lei 12.960/2014, neste artigo, investigou-se o processo de fechamento da Escola Municipal São Sebastião, situada em uma comunidade rural do município de Tocantinópolis-TO, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Os dados da pesquisa incluem entrevistas semiestruturadas com atores sociais da comunidade (seis ex-professores, seis ex-estudantes da escola, seis pais de alunos e Secretária de Educação do município), além de documentos da escola-campo. Os resultados mostraram que, primeiramente, a unidade de ensino foi fechada oficialmente por ter infraestrutura precária e estar edificada em local inapropriado. Em seguida, mesmo com a transferência para outro prédio, pelo contrário, o ensino para as crianças nas novas instalações da escola passou a ser ofertado em uma única sala de aula, suportando alunos de jardim I e II, e 1º ano ao 5º ano em um único turno (matutino), havendo assim uma precarização do ensino na comunidade. Em decorrência disso, os pais não vendo desenvolvimento de seus filhos, decidem transferi-los para estudar em escolas situadas na área urbana da cidade, culminando com o fechamento definitivo da instituição.

Palavras-chave: Ensino; Fechamento de escola; Educação do Campo.

 

Abstract

The closure of schools has been recurrent in Brazilian rural communities since the mid-20th century. Based on the provisions of Law 12.960/2014, this article investigated the closure process of the São Sebastião Municipal School, located in a rural community in the municipality of Tocantinópolis-TO, Brazil. This is a qualitative research, characterized as a case study. The survey data includes semi-structured interviews with community social actors (six former teachers, six former school students, six student parents and the municipality’s Secretary of Education), as well as school-field documents. The results showed that, first, the teaching unit was officially closed due to its precarious infrastructure and be built in an inappropriate place. Then, even with the transfer to another building, on the contrary, the teaching for children in the new school facilities began to be offered in a single classroom, supporting garden students I and II, and 1st year to 5th year in a single (morning) shift, thus causing a precariousness of teaching in the community. As a result, parents do not see development of their children, decide to transfer them to study in schools located in the urban area of the city, culminating in the definitive closure of the institution.

Keywords: Teaching; School closure; Rural Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonara Laize Rocha Cruz

Possui graduação em Educação do Campo - Habilitação em Artes e Música (2018) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi bolsista do Programa Institucional de Monitoria (PMI) no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFT, campus de Tocantinópolis. Atua nos seguintes temas: práticas pedagógicas em Educação do Campo e ensino de Artes.

E-mail: ionaralaize914@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9436-8441

 

Cícero da Silva

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, campus de Araguaína. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq), Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo e Editor administrativo da Revista EntreLetras. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

E-mail: cicolinas@yahoo.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6071-6711

 

Downloads

Publicado

28/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 262
  • PDF downloads: 325

Como Citar

CRUZ, Y. L. R.; DA SILVA, C. Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo na microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 132–153, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3112. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos