De um projeto de estágio curricular supervisionado à co-docência e co-formação no Colégio de Aplicação da UFSC

Autores

  • Jilvania L. S. Bazzo jilvania.bazzo@ufsc.br
  • Lara Duarte Souto-Maior lara.duarte@ufsc.br
  • Alba Regina Battisti de Souza alba.faed@gmail.com

Resumo

From a supervised internship project to co-teaching and co-training at an elementary school (Colégio de Aplicação, UFSC)

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre o estágio curricular com foco na co-docência e co-formação, que fundamentam a concepção do projeto de estágio realizado com os 4ºs e 5ºs anos no Colégio de Aplicação da UFSC. Há dupla finalidade: debater princípios basilares para a formação docente e sistematizar conhecimentos produzidos no período de 2016 a 2018, com vistas a fortalecer ainda mais os vínculos interinstitucionais entre UFSC e Udesc. Abordagem qualitativa orientada pelos critérios da pesquisa exploratória e documental, as ações do estágio se traduzem como o campo empírico de ação e investigação. Os resultados apontam que quanto maior conjugação colaborativa, articulada a um plano mais amplo de mudança social, entre o campo de estágio e a instituição formadora maior será a efetividade na formação docente por estar comprometida com uma Didática crítica, sensível e emancipadora.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado; Co-docência; Formação de Professores.

Abstract

In this paper, we describe a study on a supervised curricular internship focusing on co-teaching and co-training, which guides the conception of the internship project carried out with the fourth- and fifth-year pupils at Colégio de Aplicação, UFSC. The goals are: to reflect on the basic principles of teacher training and to systematize the knowledge gained from 2016 to 2018. A qualitative approach guided by the criteria of exploratory and documentary research, the internship activities translate into the empirical field of action and investigation. The results indicate that the greater the collaborative association, combined with a broader plan of social exchange between the internship field of action and the larger educational institution, the more effective the teacher training will be, since it is committed to a critical, sensitive and emancipating didactic strategy and theory.

Keywords: Supervised Internship; Co-teaching; Teacher training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jilvania L. S. Bazzo

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação -  PPGE/UFSC, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada à área de Didática. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas multidimensões - GEPDiM. E-mail: jilvania.bazzo@ufsc.br  Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-8000-9130

Lara Duarte Souto-Maior

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, vinculada ao grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Educação - PAMEDUC. Professora do Colégio de Aplicação da UFSC. E-mail: lara.duarte@ufsc.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8950-734X.

Alba Regina Battisti de Souza

 

Pós-Doutora em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da FAED/Udesc, vinculada ao Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD. E-mail: alba.faed@gmail.com          Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1361-2626.

Downloads

Publicado

29/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 302
  • PDF downloads: 217

Como Citar

BAZZO, J. L. S.; SOUTO-MAIOR, L. D.; DE SOUZA, A. R. B. De um projeto de estágio curricular supervisionado à co-docência e co-formação no Colégio de Aplicação da UFSC. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 580–598, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3139. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos