No meio do caminho tinha uma escola:

a relação histórico-social entre o Estado e a escola

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escola, Estado

Resumo

A relação entre o Estado e a escola tem sido um tema recorrente de estudo e de análise, ao longo da história. No entanto, esta relação não é uniforme e homogênea, apresentando contextos distintos, por vezes de exclusão, de dominação, de desigualdade, de mercancia ou de transformação social. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar algumas concepções que foram construídas sobre a relação do Estado com a escola, em diferentes abordagens, perpassando por autores como: Émile Durkheim, Anísio Teixeira, Herbert Spencer, Louis Althusser, Bernard Charlot e Paulo Freire. Abordaremos os principais aspectos desenvolvidos por estes autores em suas perspectivas sobre a relação entre o Estado e a escola. Pretendemos levantar discussões sobre o papel da escola, na relação com o Estado, e auxiliar o desenvolvimento de trabalhos na área, com a apresentação de um referencial teórico sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, UERJ

Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em diversas áreas da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998), Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolívia (UCSP-2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Brasília (FABRAS-2020). E-mail: arthuruerjffp@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5297-1883.

Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira, UERJ

Mestre em Educação (UNESA, 2023), Mestrando em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica e Educacional (UNESA, 2022), Especialista em Estudos Literários (UERJ, 2007), Especialista em Psicopedagogia (UNIVERSO, 2006). Graduação em Letras - Língua Portuguesa (UNESA, 2005). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Professora do Estado do Rio de Janeiro. Experiência nas áreas de Educação e de Psicopedagogia. E-mail: raquelribeironit@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8057-1590.

Raphael Aguiar Leal Campos, UERJ

Terapeuta Ocupacional (UFRJ) e Psicanalista (IBPC), com formação em Filosofia em andamento (UNINTER). Mestrando em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ/FFP), onde é Bolsista CAPES. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PUC-RS) e Pedagogia Social (FAMART). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Possui experiência clínica e sociopedagógica com pessoas com deficiência. Desenvolve pesquisas nos temas: autismo; alteridade; hospitalidade; educação social; representações sociais. E-mail: raphaelaguiar054@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8771-4775.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2023.

CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa, nº 4, 2007. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/84. Acesso em: 26 out. 2023.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2022.

GATTI JUNIOR, Décio; SANTOS, Leonardo Baptista dos. Ciência, evolução e educação em Herbert Spencer. Estudos avançados, v. 36, n. 105, São Paulo, SP: IEA-USP, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.018.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SIRINO, Marcelo Bernardino; FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia. Outras “pedagogias” para a educação em tempo integral. Revista Relações Sociais, v. 1, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0121-0136.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2009.

Downloads

Publicado

01/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 368
  • pdf downloads: 124

Como Citar

VIANNA FERREIRA, A.; RIBEIRO COSTA DA CUNHA FERREIRA, R.; AGUIAR LEAL CAMPOS, R. No meio do caminho tinha uma escola:: a relação histórico-social entre o Estado e a escola. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8077. Acesso em: 9 dez. 2024.