Planejamento nos berçários: o desafio de estar com bebês e reconhecer-se docente

Planificación en guarderías: el desafío de estar con bebés reconocerse docente

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, Formação docente, Bebês

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte da pesquisa de doutorado acerca da prática profissional de uma coordenadora pedagógica ao atuar na Secretaria Municipal de Educação de um município do interior do estado de São Paulo. O objeto de estudo aqui abordado refere-se ao processo formativo vivenciado nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos berçários. Esse processo formativo foi permeado por estudos e trocas de experiências que priorizaram a interlocução entre os participantes de forma dialógica ao interrogar as dimensões presentes no fazer docente junto aos bebês, destacando-se os planejamentos semanais. Nessa perspectiva, buscamos a compreensão do fazer docente junto aos bebês, considerando essencial a presença das dimensões relacional e humana no cotidiano educacional.

Palavras-chave: Planejamento; Formação Docente; Bebês

 

Resumen

En este artículo, presentamos un fragmento de la investigación doctoral sobre la práctica profesional de un coordinador pedagógico al actuar en la Secretaría Municipal de Educación de un municipio del interior del estado de São Paulo. El objeto de estudio discutido aquí se refiere al proceso formativo vivido en las Horas de Trabajo Pedagógico Colectivo (HTPC) con maestros y maestras que comenzaban a ejercer la docencia en las guarderías. Ese proceso formativo estuvo permeado por estudios e intercambios de experiencias que priorizaron la interlocución entre los participantes de forma dialógica al cuestionar las dimensiones presentes en el ejercicio de la docencia con los bebés, con énfasis en la planificación semanal. En esta perspectiva, buscamos comprender el trabajo docente con bebés, considerando esencial la presencia de las dimensiones relacional y humana en el cotidiano educacional.

Palabras clave: Planificación; Formación Docente; Bebés

 

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Biografia do Autor

Keila Santos Pinto, UNESP/ Prefeitura Municipal de Rio Claro

Doutora (2023) e mestra (2016) em Educação, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Graduada e licenciada em Pedagogia pela UNESP, campus Rio Claro (2007). Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Rio Claro-SP (2008-2011). Professora coordenadora na Rede Municipal de Ensino de Rio Claro-SP (2011-2017). Coordenadora pedagógica de Educação Infantil, etapa I, na Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro-SP (2017-2021). Atualmente, novamente professora coordenadora na Rede Municipal de Ensino de Rio Claro-SP. Pesquisadora nas áreas de Educação Infantil e Formação Docente. Membro do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA).

E-mail: keila.s.pinto@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2543-4078

Laura Noemi Chaluh , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora livre-docente em Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar junto ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. Mestra (2002) e doutora (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora pela Universidade Estadual de São Carlos (UFSCar) (2012). Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, Argentina (1992). Professora para o Ensino Primário – Escuela Normal Superior Nº 4, Argentina (1980). É credenciada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP (IB, Rio Claro). Líder do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, UNESP, CNPq). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (GEPLinguagens, UNESP, CNPq). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro (2021-2025).

E-mail:laura.chaluh@unesp.br. Orcid:http://orcid.org/0000-0003-0014-7232

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Publicado

15/11/2023
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Como Citar

SANTOS PINTO, K.; NOEMI CHALUH , L. Planejamento nos berçários: o desafio de estar com bebês e reconhecer-se docente: Planificación en guarderías: el desafío de estar con bebés reconocerse docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7459. Acesso em: 26 dez. 2024.