Planejamento nos berçários: o desafio de estar com bebês e reconhecer-se docente
Planificación en guarderías: el desafío de estar con bebés reconocerse docente
Palavras-chave:
Planejamento, Formação docente, BebêsResumo
Apresentamos neste artigo um recorte da pesquisa de doutorado acerca da prática profissional de uma coordenadora pedagógica ao atuar na Secretaria Municipal de Educação de um município do interior do estado de São Paulo. O objeto de estudo aqui abordado refere-se ao processo formativo vivenciado nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos berçários. Esse processo formativo foi permeado por estudos e trocas de experiências que priorizaram a interlocução entre os participantes de forma dialógica ao interrogar as dimensões presentes no fazer docente junto aos bebês, destacando-se os planejamentos semanais. Nessa perspectiva, buscamos a compreensão do fazer docente junto aos bebês, considerando essencial a presença das dimensões relacional e humana no cotidiano educacional.
Palavras-chave: Planejamento; Formação Docente; Bebês
Resumen
En este artículo, presentamos un fragmento de la investigación doctoral sobre la práctica profesional de un coordinador pedagógico al actuar en la Secretaría Municipal de Educación de un municipio del interior del estado de São Paulo. El objeto de estudio discutido aquí se refiere al proceso formativo vivido en las Horas de Trabajo Pedagógico Colectivo (HTPC) con maestros y maestras que comenzaban a ejercer la docencia en las guarderías. Ese proceso formativo estuvo permeado por estudios e intercambios de experiencias que priorizaron la interlocución entre los participantes de forma dialógica al cuestionar las dimensiones presentes en el ejercicio de la docencia con los bebés, con énfasis en la planificación semanal. En esta perspectiva, buscamos comprender el trabajo docente con bebés, considerando esencial la presencia de las dimensiones relacional y humana en el cotidiano educacional.
Palabras clave: Planificación; Formación Docente; Bebés
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In FREITAS; SOUZA; KRAMER. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p.11-25.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARBOSA, Maria C. S. Especificidades da ação pedagógica com bebês. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento. Belo Horizonte: Perspectivas Atuais, 2010.
CHALUH, Laura N.; REGANHAN, Simone G.; PINTO, Keila S. Práticas de formação atentas à coletividade. Argumentos Pró-Educação. Pouso Alegre, v. 3, n. 7, p. 51-74, 2018.
FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: a experiência de San Miniato. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GINZBURG, Carlo. Sinais. Raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO – GECe. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro&João Editores, 2009.
GUIMARÃES, Daniela; ARENHART, Deise; SANTOS, Núbia. Docência na creche: atencionalidade pedagógica na rotina e no planejamento. 39ª Reunião Nacional da ANPed, 2019.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educação Infantil e Currículo. In FARIA, Ana L. G; PALHARES, Marina S. (Orgs.) Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados – FE/UNICAMP; São Carlos, SP: Editora da UFSCAR; Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2000, p. 51-65.
LIMA, Maria Emília C. C.; GERALDI, Corinta M. G; GERALDI, João W. O trabalho com as narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015.
MARTINS FILHO, Altino J. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na Educação Infantil. Florianópolis: Editora Insular, 2020.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria T. V. Interações: ser professor de bebês: cuidar, educar e brincar: uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012.
OSTETTO, Luciana E. (org.) Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PERES, Danubia F. Z.; CHALUH, Laura N. Atravessamentos do paradigma indiciário no processo de escrita da pesquisa. In: CHALUH, Laura N.; BRANDE, Carla A.; ARAGÃO, Janaina S.; et al. (Orgs.). Modos de fazer pesquisa narrativa: aproximando vida e cultura. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
PINTO, Keila S. Coordenação Pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês. 2023. 250p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2023.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
SCHMITT, Rosinete V. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014, 282f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
TARDOS. Anna. As atividades dirigidas. In FALK, Judit. A abordagem Pikler: educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2016. p. 74-83.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. p. 103-117.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 109
- pdf downloads: 90