Os olhos da rua: a fotografia como processo de ser/estar no mundo

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta as reflexões a partir de uma ação em Educação Ambiental realizada em um dispositivo de assistência social para pessoas em situação de rua do município de Rio Grande/RS. O objetivo desse trabalho foi analisar de que forma a experiência estética pode funcionar como uma ferramenta de construção social e subjetiva promovendo uma nova forma de relação que se estabelece entre os seres humanos e o meio ambiente. Nesta ação, foram propostas oficinas de fotografia usando os lugares habitados pelos sujeitos como cenário. Dentre as questões que serão abordadas estão nossa relação com os espaços que nos cercam, a busca pelo belo, sentimento de pertencimento e justiça ambiental. Neste trabalho, percebemos a potência da atitude estética como ferramenta na construção da subjetividade e sua contribuição para uma educação ambiental voltada à emancipação dos sujeitos.

Abstract

This article presents the results and reflections from an intervention in Environmental Education carried out in a social assistance center for people living on the streets in the city of Rio Grande/RS. The aim of this work was to analyze how the esthetic experience can function as a tool of social and subjective construction promoting a new form of relationship that is established between human beings and the environment that surrounds them. We proposed photography workshops using the places inhabited by the subjects as a scenario. Among the issues that will be addressed are our relationship with the spaces that surround us, the search for belonging and environmental justice. In this work, we perceive the power of the esthetic attitude as a tool in the construction of subjectivity and its contribution to an environmental education aimed at the emancipation of the subjects. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina da Silva Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Psicologia (2019) e em Ciências Biológicas Licenciatura (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande, onde atuou com pesquisa e extensão no Laboratório de Neurociências. Possui especialização em Educação Ambiental (2019) também na Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como professora de ciências e biologia, tendo experiência na área da educação. Atualmente, atua como psicóloga clínica em consultório particular e colabora como voluntária no Centro de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande. 

E-mail: carol_speixoto@hotmail.com  https://orcid.org/0000-0003-0844-8275

Simone Grohs Freire, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Direito (FURG, 1994), mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC, 2000), doutora em Educação Ambiental (FURG, 2017). Atualmente é coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental (GPDEA); Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Extremo Sul (NESEF). Principais áreas de atuação: Educação Ambiental, Ética, Hermenêutica, Feminismo, Direitos Humanos e Direito Tributário.

E-mail: simonesgfreire@gmail.com    https://orcid.org/0000-0003-3566-0669

Downloads

Publicado

08/12/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 177
  • pdf downloads: 92

Como Citar

PEIXOTO, C. da S.; GROHS FREIRE, S. Os olhos da rua: a fotografia como processo de ser/estar no mundo. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3607. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos