Conhecimento tradicional e construção de material didático específico para o ensino de ciências na escola indígena do povo Arara Karo

Autores

  • Sebastião Gavião sebastiaogaviao@gmail.com
  • Reginaldo de Oliveira Nunes reginaldonunes@unir.br

Resumo

Traditional knowledge and construction of specific didactic material for the teaching of sciences in the indian school of the people Arara Karo

Resumo

Esse artigo apresenta informações sobre as plantas medicinais e frutíferas utilizadas pelo povo indígena Arara Karo do Estado de Rondônia. Esse conhecimento tradicional milenar, repassado entre gerações, serviu para compor a produção de material didático específico, a ser utilizado nas escolas indígenas do povo Arara Karo, no ensino de ciências.  A discussão desse tema na escola é de suma importância, pois visa fortalecer e afirmar a identidade étnica do povo Arara Karo e seus valores no mundo da sociedade envolvente.  Construir ferramentas didáticas para o ensino da escola indígena é fundamental para o trabalho do professor indígena, que se vê, na maioria das vezes, sem nenhum material ou com os mesmos materiais didáticos utilizados nas escolas ocidentais.

Palavras-chave: Material didático. Ensino de Ciências. Conhecimento tradicional.

Abstract

This article presents information about the medicinal and fruit plants used by the indigenous people Arara Karo of the State of Rondônia. This millennial traditional knowledge, passed down through generations, served to compose the production of specific didactic material to be used in indigenous schools of the Arara Karo people in science education. The discussion of this theme in the school is of paramount importance, since it aims to strengthen and affirm the ethnic identity of the Arara Karo people and their values in the world of the surrounding society. To construct didactic tools for the teaching of the indigenous school is fundamental for the work of the indigenous teacher, that is seen, most of the times without any material or with the same didactic materials used in the western schools.Keywords: Didactic material. Science teaching. Traditional knowledge. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Gavião

Especialista em Educação Escolar Indígena. Licenciado em Educação Básica Intercultural – área de Ciências da Natureza e Matemática Intercultural. Professor Indígena da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC-RO). E-mail: sebastiaogaviao@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1025-041X

Reginaldo de Oliveira Nunes

Pós-doutorando em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Federal de Rondônia. Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação (GPEPE).

E-mail: reginaldonunes@unir.br    Ordid: https://orcid.org/0000-0003-4287-9036

 

Downloads

Publicado

29/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 486
  • PDF downloads: 302

Como Citar

GAVIÃO, S.; NUNES, R. de O. Conhecimento tradicional e construção de material didático específico para o ensino de ciências na escola indígena do povo Arara Karo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 986–1004, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2880. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos