Ensino de Enfermagem no Ceará: registros e reflexões sobre os primeiros cursos

Nursing Education in Ceará: records and reflections on the first courses

Autores

Resumo

A educação formal na Enfermagem brasileira iniciou-se no Rio de Janeiro, em 1890. No Ceará, só começou em 1940, porém há poucos registros históricos. Assim, objetiva-se conhecer a trajetória dos primeiros cursos de Enfermagem no estado do Ceará. Trata-se de investigação qualitativa histórica do tipo documental, tendo como fontes notícias de jornais. Em 1942, foram criados três cursos: o de Enfermeiras de Emergências; seguido do Curso de Enfermagem de Emergência Estadual, pelo Departamento de Saúde Pública, sob chancela da Cruz Vermelha; e o Curso de Enfermeiras de Emergência do Patronato Nossa Senhora Auxiliadora, os quais se constituíram em suportes para a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo – EESVP. Constata-se, portanto, a necessidade de compreender a gênese do ensino de Enfermagem cearense para entender o panorama presente e subsidiar transformações no processo formativo.

Palavras-chave: Enfermagem; Educação formal; Registros históricos; Trajetória.

 

 

Abstract

Formal education in Brazilian nursing started in Rio de Janeiro in 1890. In Ceará, it only started in 1940, but there are few historical records. Thus, the objective is to know the trajectory of the first Nursing courses in the state of Ceará. This is a qualitative historical investigation of the documentary type, with news sources from newspapers as sources. In 1942, three courses were created: Emergency Nurses; followed by the State Emergency Nursing Course, by the Department of Public Health, under the seal of the Red Cross; and the Emergency Nurses Course of the Patronato Nossa Senhora Auxiliadora, which constituted support for the São Vicente de Paulo Nursing School - EESVP. Therefore, there is a need to understand the genesis of Nursing teaching in Ceará in order to understand the present panorama and to support transformations in the training process.

Keywords: Nursing; Formal education; Historical records; Trajectory.

 

 

Biografia do Autor

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Enfermeira, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha. Atualmente, é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará, no Curso de graduação em Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. E-mail: silnth@terra.com.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9660-8314

Maria Irismar de Almeida, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação em Enfermagem, Mestrado em Educação e Doutorado em Enfermagem, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunto nível XII da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: irismaruece@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6393-3930

Elane da Silva Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Graduada no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem - FAEN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC) da UECE. Atualmente, desempenha a função de Coordenadora da Divisão de Educação em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró/Rio Grande do Norte.

E-mail: elanesilvabarbosa@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2668-8064

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos