A narrativa (auto)biográfica na pesquisa de formação de professores: conceitos essenciais e possibilidades metodológicas

The (auto)biographical narrative in teacher education research: essential concepts and methodological possibilities

Autores

  • Lara Rodrigues Pereira lararp81@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Ribeiro Cardoso da Silva carol.c4rdoso@gmail.com
  • Marcia de Souza Hobold mhobold@gmail.com

Resumo

Esse artigo apresenta parte do percurso realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC) para a apropriação de conceitos e procedimentos metodológicos concernentes à narrativa (auto)biográfica na pesquisa-formação com professores em início de carreira. Os autores que embasaram os estudos foram, sobretudo, Delory-Momberger (2006), Bragança (2011) e Josso (1999, 2007). Foram realizadas discussões em seminários de estudo para construir uma proposta de pesquisa-formação com professores em início de carreira, da Educação Básica, como estratégia de indução profissional. Assim, apresentamos uma síntese teórica dividida em dois eixos: o domínio de conceitos e a construção de possibilidades metodológicas. Os conceitos de narrativa, experiência, biografia e identidade foram estudados para compreensão das contradições e potências existentes na investigação narrativa autobiográfica para formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores; Narrativa; Pesquisa-formação

Abstract

This article follows part of the journey taken by the Teacher Training and Teaching Practices Study and Research Group (FOPPE / UFSC) in adopting methodological concepts and procedures concerning the (auto)biographical narrative in research-training with teachers at the beginning of their career. This study draws heavily on works by Delory-Momberger (2006), Bragança (2011), and Josso (1999, 2007). Discussions were held in study seminars to build a proposal for research-training with Basic Education teachers in the early stages of their careers as a professional induction strategy. Thus, we propose a theoretical synthesis divided into two axes: the domain of concepts and the building of methodological possibilities. The purpose of studying the concepts of narrative, experience, biography, and identity was to achieve an understanding of the inconsistencies and possibilities that exist in autobiographical narrative research for teacher training.

Keywords: Teacher training; Narrative; Research-training

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (UFSC), Mestra em História (UDESC), Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Dom Bosco), Licenciada em História (UFSC). Possui experiência na educação básica, ensino fundamental e médio, na disciplina de História. Atua no Ensino Superior como professora Adjunta A do Departamento de Metodologia de Ensino MEN/ UFSC, na disciplina de Didática, desde junho de 2019. Experiência na área de Didática, Formação de professores, História da Educação, Didáticas do Audiovisual, História do Cinema, Cinema Educativo brasileiro.

E mail: lararp81@gmail.com          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3294-460X

Carolina Ribeiro Cardoso da Silva

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc). Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Faed/Udesc). Professora efetiva - Adjunto A - da área de Didática no Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Formação de professores e práticas de ensino” (FORPE/UFSC). Coordena o projeto de pesquisa “Entre discursos e práticas: a disciplina

escolar na escola primária catarinense (1930-1970)” (UFSC).

E mail: carol.c4rdoso@gmail.com          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2389-9931

Marcia de Souza Hobold

Pós-Doutoramento em Educação, com bolsa do CNPq-PDJ. Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e do Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; membro do Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE; e, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.  E mail: mhobold@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 799
  • pdf downloads: 470

Como Citar

RODRIGUES PEREIRA, L.; RIBEIRO CARDOSO DA SILVA, C. .; DE SOUZA HOBOLD, M. . A narrativa (auto)biográfica na pesquisa de formação de professores: conceitos essenciais e possibilidades metodológicas: The (auto)biographical narrative in teacher education research: essential concepts and methodological possibilities. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3900. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos