A narrativa (auto)biográfica na pesquisa de formação de professores: conceitos essenciais e possibilidades metodológicas
The (auto)biographical narrative in teacher education research: essential concepts and methodological possibilities
Resumo
Esse artigo apresenta parte do percurso realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC) para a apropriação de conceitos e procedimentos metodológicos concernentes à narrativa (auto)biográfica na pesquisa-formação com professores em início de carreira. Os autores que embasaram os estudos foram, sobretudo, Delory-Momberger (2006), Bragança (2011) e Josso (1999, 2007). Foram realizadas discussões em seminários de estudo para construir uma proposta de pesquisa-formação com professores em início de carreira, da Educação Básica, como estratégia de indução profissional. Assim, apresentamos uma síntese teórica dividida em dois eixos: o domínio de conceitos e a construção de possibilidades metodológicas. Os conceitos de narrativa, experiência, biografia e identidade foram estudados para compreensão das contradições e potências existentes na investigação narrativa autobiográfica para formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores; Narrativa; Pesquisa-formação
Abstract
This article follows part of the journey taken by the Teacher Training and Teaching Practices Study and Research Group (FOPPE / UFSC) in adopting methodological concepts and procedures concerning the (auto)biographical narrative in research-training with teachers at the beginning of their career. This study draws heavily on works by Delory-Momberger (2006), Bragança (2011), and Josso (1999, 2007). Discussions were held in study seminars to build a proposal for research-training with Basic Education teachers in the early stages of their careers as a professional induction strategy. Thus, we propose a theoretical synthesis divided into two axes: the domain of concepts and the building of methodological possibilities. The purpose of studying the concepts of narrative, experience, biography, and identity was to achieve an understanding of the inconsistencies and possibilities that exist in autobiographical narrative research for teacher training.
Keywords: Teacher training; Narrative; Research-training
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 799
- pdf downloads: 470