Bullying e convivência escolar: reflexões a partir de Paulo Freire e Xesús Jares

Bullying y vida escolar: reflexiones a partir de Paulo Freire y Xesús Jares

Autores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os pressupostos da convivência democrática no âmbito da formação de professores a partir das contribuições de Freire (2015) e Jares (2007; 2008). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e como análise dos dados, utilizou-se a perspectiva da pedagogia crítica com base na hermenêutica dialética de Paulo Freire. Como resultados, compreende-se que a promoção da convivência escolar deve valorizar o tripé: diálogo – tolerância – coerência, o qual perpassa a formação de professores. Portanto, educar para o convívio requer práticas pedagógicas ancoradas em abordagens teórico-metodológicas sistêmicas, que valorizem o contexto em que os sujeitos dos processos educativos estão inseridos.

Palavras-chave: Convivência; Práticas pedagógicas; Escola.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los supuestos de la convivencia democrática en el contexto de la formación docente a partir de los aportes de Freire (2015) y Jares (2007; 2008). Se trata de una investigación bibliográfica cualitativa y como análisis de datos se utilizó la perspectiva de la pedagogía crítica basada en la hermenéutica dialéctica de Paulo Freire. Por tanto, se entiende que la promoción de la convivencia escolar debe valorar el trípode: diálogo - tolerancia - coherencia, que impregna la formación del profesorado. Por tanto, educar para la convivencia requiere prácticas pedagógicas ancladas en enfoques teórico-metodológicos sistémicos, que valoren el contexto en el que se insertan los sujetos de los procesos educativos.

Palabras clave: Convivencia; Prácticas pedagógicas; Colegio.

 

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atualmente é bolsista CAPES, dedicação exclusiva. Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Graduada em Psicologia pela UNOCHAPECO. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4784-3606  E-mail: m_tessaro@unochapeco.edu.br

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 757
  • pdf downloads: 825

Como Citar

TESSARO, M. Bullying e convivência escolar: reflexões a partir de Paulo Freire e Xesús Jares: Bullying y vida escolar: reflexiones a partir de Paulo Freire y Xesús Jares . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4949. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos