A coordenação pedagógica na rede municipal de ensino de Uberaba/MG: articular, mediar e transformar
Pedagogical Coordination in the Municipal Education Network of Uberaba/MG/Brazil: articulate, mediate and transform
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em educação que teve por tema o coordenador pedagógico vinculado à Rede Municipal de Ensino da cidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O objeto de estudo é o coordenador pedagógico que atua no contexto da escola pública da referida rede de ensino. Tem por objetivo geral revelar e analisar o conceito de coordenador pedagógico que foi historicamente elaborado no contexto investigado, que atua na Educação Básica. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, e valeu-se da pesquisa documental e bibliográfica, que contou com a realização do Estado da Arte. O recorte da pesquisa documental apresentada considera a análise da Lei Complementar Nº 501, de 11 de setembro de 2015; e da Instrução Normativa Nº 02, de 05 de agosto de 2016. As análises revelam que a Rede Municipal de Ensino de Uberaba entende o coordenador pedagógico como o professor e a professora, que licenciado/a, pós-graduado/a, pode atuar como articulador/a, formador/a e transformador/a no contexto da Educação Básica.
Palavras-chave:Escola Pública; Coordenação Pedagógica; Educação Básica.
Abstract
This article is the result of a master's research in education whose theme was the pedagogical coordinator linked to the Municipal Education Network in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil. The object of study is the pedagogical coordinator who works in the context of the public school of the referred education network. Its general objective is to reveal and analyze the concept of pedagogical coordinator that was historically elaborated in the investigated context, which works in Basic Education. The research methodology has a qualitative approach, and made use of documental and bibliographic research, which included the State of the Art. The cut of the documentary research presented considers the analysis of Complementary Law No. 501, of September 11, 2015; and Normative Instruction No. 02, of August 5, 2016. The analyzes reveal that the Municipal Education Network of Uberaba understands the pedagogical coordinator as the teacher and the teacher, who graduate, postgraduate, can act as articulator, trainer and transformer in the context of Basic Education.
Keywords: Public School; Pedagogical Coordination; Basic education.
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