A coordenação pedagógica na rede municipal de ensino de Uberaba/MG: articular, mediar e transformar

Pedagogical Coordination in the Municipal Education Network of Uberaba/MG/Brazil: articulate, mediate and transform

Autores

  • Wendel Tiago Barbosa wendeltiago@yahoo.com.br
  • Tiago Zanquêta de Souza tiago.zanqueta@uniube.br
    Universidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado em Educação: formação docente para a educação básica

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em educação que teve por tema o coordenador pedagógico vinculado à Rede Municipal de Ensino da cidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O objeto de estudo é o coordenador pedagógico que atua no contexto da escola pública da referida rede de ensino. Tem por objetivo geral revelar e analisar o conceito de coordenador pedagógico que foi historicamente elaborado no contexto investigado, que atua na Educação Básica. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, e valeu-se da pesquisa documental e bibliográfica, que contou com a realização do Estado da Arte. O recorte da pesquisa documental apresentada considera a análise da Lei Complementar Nº 501, de 11 de setembro de 2015; e da Instrução Normativa Nº 02, de 05 de agosto de 2016. As análises revelam que a Rede Municipal de Ensino de Uberaba entende o coordenador pedagógico como o professor e a professora, que licenciado/a, pós-graduado/a, pode atuar como articulador/a, formador/a e transformador/a no contexto da Educação Básica.

Palavras-chave:Escola Pública; Coordenação Pedagógica; Educação Básica.

 

 

Abstract

This article is the result of a master's research in education whose theme was the pedagogical coordinator linked to the Municipal Education Network in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil. The object of study is the pedagogical coordinator who works in the context of the public school of the referred education network. Its general objective is to reveal and analyze the concept of pedagogical coordinator that was historically elaborated in the investigated context, which works in Basic Education. The research methodology has a qualitative approach, and made use of documental and bibliographic research, which included the State of the Art. The cut of the documentary research presented considers the analysis of Complementary Law No. 501, of September 11, 2015; and Normative Instruction No. 02, of August 5, 2016. The analyzes reveal that the Municipal Education Network of Uberaba understands the pedagogical coordinator as the teacher and the teacher, who graduate, postgraduate, can act as articulator, trainer and transformer in the context of Basic Education.

Keywords: Public School; Pedagogical Coordination; Basic education.             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wendel Tiago Barbosa

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube). Foi Bolsista Capes durante o curso de Mestrado. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania – GEPEDiCi/CNPq.  Professor de Filosofia na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5347-1285. E-mail: wendeltiago@yahoo.com.br

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba - Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Mestrado em Educação: formação docente para a educação básica

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania – GEPEDiCi/CNPq. Segundo líder do Grupo de Estudos Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas – FORDAPP/CNPq. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2690-4177. E-mail: tiago.zanqueta@uniube.br

Downloads

Publicado

14/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 120
  • pdf downloads: 157

Como Citar

BARBOSA, W. T. .; SOUZA, T. Z. de. A coordenação pedagógica na rede municipal de ensino de Uberaba/MG: articular, mediar e transformar: Pedagogical Coordination in the Municipal Education Network of Uberaba/MG/Brazil: articulate, mediate and transform . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5320. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos