Professores reflexivos em uma escola reflexiva

Reflective teachers in a reflective school

Autores

Resumo

Apresentamos a resenha do livro Professores reflexivos em uma escola reflexiva, de autoria de Isabel Alarcão, publicado no ano de 2011 pela editora Cortez. A obra discute as seguintes temáticas: competências e conhecimentos profissionais, a formação do professor reflexivo e a escola reflexiva como comunidade de aprendizagem. O estudo foi explorado por meio das experiências pessoais e das pesquisas bibliográficas pela autora, de modo crítico e reflexivo. Os resultados do estudo contribuem na compreensão das mudanças institucionais e profissionais para criar uma escola participativa e professores mediadores. O livro nos proporciona pensar as transformações no âmbito educacional, principalmente na relação instituição, formação profissional e sociedade.

Palavras-chave: Professores Reflexivos; Escola Reflexiva; Educação.

Abstract

We present the review of the book Reflective Teachers in a reflective school, written by Isabel Alarcão, published in 2011 by publisher Cortez. The work discusses the following themes: professional skills and knowledge, the formation of the reflective teacher and the reflective school as a learning community. The study was explored through personal experiences and bibliographic research by the author, in a critical and reflective way. The results of the study contribute to the understanding of institutional and professional changes to create a participatory school and mediating teachers. The book allows us to think about transformations in the educational field, especially in the relationship between institution, professional training and society.

Keywords: Reflective Teachers; Reflective School; Education.

 

 

Biografia do Autor

Aurélio Nestor da Silva André, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Desenvolve pesquisas na área de Educação, precisamente sobre docência, avaliação da aprendizagem, políticas públicas e ações afirmativas.

E-mail: aurelionestor60@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5451-2173

Sandy Lima Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Desenvolve estudos sobre Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Inovação Pedagógica e Indução Profissional.

E-mail: sandy.lima@aluno.uece.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3028-7949

Downloads

Publicado

26/07/2021

Edição

Seção

Resenhas