Docência na Educação Infantil: Reflexões sobre as Culturas Infantis no Momento das Rotinas do Brincar

Teaching in Early Childhood Education: Reflections on Children's Cultures at the Time of Playing Routines

Autores

Resumo

Este artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância e das contribuições dos Estudos sobre Currículo, Didática e Formação de Professores da Educação Infantil, tem como objetivo central investigar como a produção das culturas infantis no percurso vida cotidiana das crianças entre si aparecem no momento das rotinas do brincar das instituições de creches e pré-escolas. O artigo é decorrente de algumas análises a partir dos registros de um professor de educação infantil e dialoga com as teorizações da Pedagogia da Infância no fazer-fazendo docência e educação. Nosso ponto de análise, que deseja ser crítica e reflexiva, passa a considerar a importância e a valorização das relações e interações que identificam as crianças como sujeitos produtores de uma cultura infantil. Uma cultura que tem mérito em si mesma e especificidade a ser conhecida e valorizada pela escola da infância. Essa é uma visão ainda recente, em uma concepção segundo a qual a criança é vista como sujeito de direitos numa dimensão histórica, social e cultural concreta e situada. Na esteira da pesquisa de Martins Filho (2020) nosso texto reafirma, que a docência no decurso da vida cotidiana precisa produzir experiências na vida das crianças e das professoras e professores, porém, tais experiências não cabem em uma folha A4, vão muito além da folha de papel, se fazem no fluxo das relações sociais.  

Palavras-chave: Docência na Educação Infantil; Culturas Infantis; Rotinas do Brincar

 

Abstract

This article, based on the field of Social Studies of Childhood and the contributions of Studies on Curriculum, Didactics and Teacher Training in Early Childhood Education, has as its main objective to investigate how the production of children's cultures in the daily life of children among themselves appear at the time of play routines in daycare and preschool institutions. The article is the result of some analyzes based on the records of an early childhood education teacher, it dialogues with the theories of Childhood Pedagogy and the ways that have affected the doing-doing of teaching. Our point of analysis, which wants to be critical and reflective, starts to consider the importance and appreciation of the relationships and interactions that identify children as producing subjects of a children's culture. A culture that has merit in itself and specificity to be known and valued by the childhood school. This is still a recent view, in a conception according to which the child is seen as a subject of rights in a concrete and situated historical, social and cultural dimension. In the wake of Martins Filho's Thesis (2020) we close our text reaffirming that the doing-doing of teaching in the course of everyday life needs to produce experiences in the lives of children and teachers, however, such experiences do not fit on an A4 sheet, they go too far. beyond the sheet of paper, these experiences are carried out in the flow of social relationships.

Keywords: Teaching in Early Childhood Education; Children's Cultures; play routines.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Universidade do Estado de Santa Catarina

 

 Historiador (UFSC); Pedagogo (UNINOVE); Especialista em História Social (UDESC); Mestre em Educação e Infância (UFSC); Doutor em Educação (UFRGS) com ênfase em Estudos sobre Infâncias. Pós-doutor pela UDESC/FAED/PPGE/PNPD/CAPES. Professor efetivo de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente/NAPE. Professor colaborador no PPGE/UDESC/FAED. E-mail: altinojosemartins@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1260-2992

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagogo (UDESC); Especialista em Alfabetização (UDESC); Mestre em Educação e Cultura (UDESC); Doutor em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia - EST/RS. Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na UDESC/FAED é Professor Titular de Alfabetização e Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Leciona no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional. Coordena o Programa de ensino, pesquisa e extensão Caminhos. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização.  E-mail: lourivalfaed@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8464-7236

 

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Publicado

06/12/2022

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Artigos