Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais

Autores

Resumo

A interação é uma estratégia fundamental na sala de aula, pois promove situações de troca de experiências e conhecimentos. Ela poderá ser realizada através de uma metodologia específica ou com a utilização de artefatos tecnológicos, como softwares, sites, dispositivos móveis e aplicativos conectados à Internet. O objetivo deste artigo é apresentar três recursos digitais multiplataforma (Slido, Nearpod e Mentimeter) que facilitam o trabalho docente na perspectiva da interatividade. Além disso, destacam-se os resultados recenseados na literatura a partir de estudos empíricos que envolvem os respectivos aplicativos digitais.

Abstract

Interaction is a fundamental strategy in the classroom, as it promotes situations of exchange of experiences and knowledge. It can be carried out using a specific methodology or using technological artifacts, such as software, websites, mobile devices and applications connected to the Internet. The purpose of this article is to present three multiplatform digital resources (Slido, Nearpod and Mentimeter) that facilitate teaching work from the perspective of interactivity. In addition, the results recorded in the literature stand out from empirical studies involving the respective digital applications.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde Agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1775
  • pdf downloads: 1816

Como Citar

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3313. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos