Abordagem humanista: considerações sobre uma escola de ensino fundamental

Autores

  • Ana Sara Castaman ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br
  • Angélica Tommasini angelicatommasini1@gmail.com

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer os conceitos da teoria humanista, de modo a identificá-los em um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola municipal de ensino fundamental. Assim, pauta-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa de objetivos exploratória, a partir da técnica bibliográfica e documental. Analisa-se o PPP da Escola de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, situada na cidade de São Paulo/SP. A partir dos dados coletados realizou-se uma análise de conteúdo quanto a escola, ao professor, ao aluno e as metodologias. Após análise e discussão dos dados, percebeu-se no documento contribuições da teoria humanista na formação humana e crítica dos indivíduos inscritos naquele espaço educacional democrático, para que sejam protagonistas no processo de aprendizagem.

 

Abstract

The present study aims to understand the concepts of humanist theory, in order to identify them in a Political Pedagogical Project (PPP) of a municipal elementary school. Thus, it is methodologically guided by a qualitative approach of exploratory objectives, based on the bibliographic and documentary technique. The PPP of the Escola de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, located in the city of São Paulo / SP, is analyzed. Based on the data collected, a content analysis was carried out regarding the school, the teacher, the student and the methodologies. After analyzing and discussing the data, the document perceived contributions from humanist theory to the human and critical formation of individuals enrolled in that democratic educational space, so that they are protagonists in the learning process.

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Biografia do Autor

Ana Sara Castaman

Doutora em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação nas Ciências, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Especialista em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora permanente do ProfEPT. E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br. ORCID: 0000-0002-5285-069

Angélica Tommasini

Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (AEE) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Gestão Social: políticas públicas, redes e defesa de direitos pela UNOPAR; Graduada em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Licenciada em Serviço Social pelo IFRS. Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS. Membro do Grupo Técnico Municipal do Programa Primeira Infância Melhor do município de Coxilha/RS. E-mail: angelicatommasini1@gmail.com. ORCID: 0000-0002-5238-6377

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

CASTAMAN, A. S.; TOMMASINI, A. . Abordagem humanista: considerações sobre uma escola de ensino fundamental. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3481. Acesso em: 25 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos